Filosofia, Matemática, Física e o Pensamento Científico
Por: Thalita Aguiar • 16/11/2020 • Trabalho acadêmico • 4.555 Palavras (19 Páginas) • 111 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO4
1 FILÓSOFO: SÓCRATES5
1.1 Biografia: Sócrates5
1.2 Principais Ideias e/ou Obras: Sócrates7
1.3 Impactos Produzidos: Sócrates8
2 MATEMÁTICO: ISAAC NEWTON9
2.1 Biografia: Isaac Newton9
2.2 Principais Ideias e/ou Obras: Isaac Newton10
2.3 Impactos Produzidos: Isaac Newton12
3 FÍSICO: GALILEU GALILEI14
3.1 Biografia: Galileu Galilei14
3.2 Principais Ideias e/ou Obras: Galileu Galilei15
3.3 Impactos Produzidos: Galileu Galilei17
3.4 Análise da Formula: Pêndulo19
CONCLUSÃO20
REFERÊNCIAS21
INTRODUÇÃO
Este trabalho, tem como principal proposta, à exposição das principais ideias, teorias e/ou leis elaboradas, por cada um de nossos personagens escolhidos, que tiveram grande importância durantes sua época até os dias atuais, inovando o pensamento científico e filosófico de suas respectivas épocas, com seus trabalhos impecáveis, que perduram durante séculos, até hoje, além de suas biografias e impactos produzidos por cada personagem na sociedade, bem como uma discussão sobre a interdisciplinaridade envolvida neste trabalho, sendo esses personagens: o matemático Isaac Newton, o físico Galileu Galilei e o filósofo Sócrates.
- FILÓSOFO: SÓCRATES
- Biografia: Sócrates
Sócrates foi um filosofo grego, que nasceu na cidade de Atenas, na Grécia Antiga, no ano de 470 a.C., e morreu no ano de 399 a.C. em Atenas. Nasceu em uma família de classe baixa, seu pai era um escultor e sua mãe uma parteira. Possuía como essência de seus fundamentos a frase: “conhece-te a ti mesmo”, e tinha para si que o saber era uma virtude.
Por Sócrates não ter nascido em uma família nobre é provável que ele tenha recebido uma educação grega básica, e aprendeu coisas do trabalho de seu pai bem jovem. Acreditasse que Sócrates tenha trabalhado como pedreiro por muitos anos antes de ele ter se tornado devoto por toda sua vida a filosofia.
Outros feitos em sua juventude foram fazer parte de três campanhas militares; ocupou também cargos políticos, e chegou a receber um convite o para o senado dos quinhentos, porém suas ideias não foram aceitas pela aristocracia grega, sendo assim se dedicou ao estudo da filosofia.
Já em sua fase adulta Sócrates não se destacava apenas por sua inteligência, destacava-se também pela estranheza de sua figura e seus hábitos. Ele era corpulento, baixo, de nariz chato, olhos saltados, vestes rotas, pês descalços, etc. Essas eram algumas de suas características.
Ele andava pelas ruas de Atenas mergulhando em seus pensamentos, isso quando não estava meditando em seus pensamentos solitários, conversando com seus discípulos, procurando ajudá-los na busca da verdade.
Antes de Sócrates ter surgido no panorama intelectual da Grécia, os filósofos se focavam na explicação natural do universo (fase conhecida como pré-socrática) no final do século V a.C. Após essa fase, iniciou-se na filosofia grega uma era conhecida como fase socrática ou antropológica, onde seu foco principal era a relação com o indivíduo e a organização da humanidade. Sendo assim, as pessoas passariam a se perguntar: “ O que é a verdade? O que é o bem? O que é a justiça? ”
Sócrates não escreveu nenhum de seus ensinamentos, nós apenas os conhecemos graças a seus discípulos. Dentre eles, um que se destacou foi Platão, que transcreveu os pensamentos de seu mestre em seus célebres diálogos nas obras, “Apologia de Sócrates e Fédon”. Platão faz uma defesa a seu mestre frente aos juízes e relata os últimos momentos de sua vida. No diálogo “Mênon”, Platão mostra um exemplo clássico da aplicação da maiêutica, quando Sócrates leva um escravo ignorante a descobrir e formular vários teoremas de geometria.
Sócrates não foi tão bem aceito por uma parte da sociedade grega, pois defendia ideias contrárias ao funcionamento da sociedade grega. Criticava muitos aspectos de sua cultura, afirmando que muitas tradições, crenças religiosas e costumes, alegando que esses costumes não acresciam em nada no desenvolvimento intelectual dos cidadãos gregos.
Por conta de suas ideias serem contraditórias, ele começou a atrair de muitos jovens atenienses, além de sua popularidade como orador crescerem muito rápido. Temendo algum tipo de mudança na sociedade, a elite e os políticos da época mais conservadores, começaram a temer Sócrates pensando que ele facilmente poderia causar agitações e motivar a população contra Atenas.
Eles anunciaram em publicações coladas nas paredes que Sócrates era um criminoso ateu e corruptor da mocidade, e assim fazendo a pena de seu crime ser a morte. Sócrates foi preso e julgado por um júri que reunia todos políticos de Atenas. Os juízes o consideraram culpado, e quando eles o perguntaram qual devia ser sua punição ele sorriu sarcasticamente e disse: “pelo que fiz por vós e pela vossa cidade, mereço ser sustentado até o fim de minha vida a expensas públicas”.
Eles obrigaram Sócrates a acabar sua vida como um criminoso, ele ficou preso em uma cela durante 30 dias. Depois disto, o deram uma taça de veneno para beber. Quando sentiu sua morte vindo ele se despediu de amigos e parentes com as palavras: “Vós, meus amigos, ides para vossas vidas, eu para a minha morte. Qual seja o melhor desses caminhos, só Deus sabe”. Sócrates morreu em Atenas, Grécia, no ano de 399 a.C.
- Principais Ideias e/ou Obras: Sócrates
Ao contrário dos pré-socráticos, que discutiam questões relacionadas a natureza, Sócrates e os socráticos apreciavam analisar questões humanas, seus valores, verdades e fundamentos.
O filósofo usava o método da "Maiêutica", que nada mais é que a prática do questionamento, conhecida como “Método da Parteira”. Quando acontecia um parto normal, a parteira era quem conduzia o parto. Ela não fazia a força, nem sentia dor. Ela apenas auxiliava nesse momento. Para a mãe, aquilo tudo era muito difícil e doloroso. Porém, é importante lembrar que depois que a criança nascia, a mãe esquecia de todo o choro e logo vinha uma grande alegria.
...