Fluido de perfuração
Por: netocruz • 2/12/2015 • Artigo • 832 Palavras (4 Páginas) • 132 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE[pic 1][pic 2]
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
UNIDADE ACADEMICA DE ENGENHARIA MECÂNICA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO
CURSO DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO
NOÇÕES DE INSTRUMENTAÇÃO PARA MEDIDA DAS PROPRIEDADES DOS FLUIDOS E DOS ESCOAMENTOS
Disciplina: Mecânica dos Fluidos
Professor: Edilson
Grupo: Lucas Cavalcante Mota
Paula Rayane
Pedro Ítalo Vidal de Oliveira
Campina Grande – PB
11 de novembro de 2015
- INTRODUÇÃO
Na realidade prática da engenharia e nas aplicações industriais, um dos gargalos relacionados com a mecânica dos fluidos mais frequentemente encontrados pelos engenheiros são as medidas de muitas das variáveis e propriedades dos fluidos, com infinitas aplicações.
Realizar as medidas de maneira precisa é uma necessidade econômica e científica, pois estas são de suma necessidade para obter conclusões corretas nos problemas que envolvem fluidos, devendo o engenheiro moderno estar bem dotado de conhecimentos de métodos existentes para medidas das propriedades e dos fenômenos envolvidos.
- OBJETIVOS:
O presente trabalho possui como principal objetivo abordar os princípios de funcionamento da instrumentação para a medição das propriedades dos fluidos, como por exemplo: a massa especifica e viscosidade, além de propriedades do escoamento, como: velocidade e vazão. Em consonância com a teoria apresentada durante o desenvolvimento do trabalho, são mostrados alguns exercícios resolvidos, a fim de garantir aplicações práticas do conhecimento apresentado.
- DEFINIÇÃO DE FLUIDO
Dentro dos estudos que envolvem fluídos existem, basicamente, duas definições para fluidos, uma com conotação mais geral e outra com conotação mais formal ( técnica).
Sabe-se que um fluido quando interagido tende a escoar, enquanto um sólido nas mesmas condições tende a deformação. Uma definição bem básica de fluido seria que é uma substancia que não tem uma forma própria, e que assim assume o formato do recipiente em questão. Porém, para os nossos estudos, só essa definição simplificada não é o bastante. Precisa-se de uma definição mais elaborada para que se entendam os conceitos da mecânica dos fluidos que ali serão aplicados. Assim, temos que o fluido é uma substancia que se deforma continuamente sob a aplicação de uma tensão de cisalhamento (tangencial), não importando quão pequena seja ela. E que quando o fluido se encontra sob uma tensão de cisalhamento, a qual irá alterar a sua configuração de equilíbrio estática, não é encontrado um novo estado de equilíbrio.
Assim, os fluidos compreendem as fases liquida e gasosa (e ou vapor) das formas físicas nas quais a matéria existe. Além de que o fluido é uma substancia incapaz de suportar tensão de cisalhamento quando em repouso.
- Classificação dos Fluidos e Escoamentos
Os fluidos podem ser classificados como:
- Fluido Ideal: viscosidade nula. Fluido que escoa sem perda de energia por atrito.
- Fluido incompressível: volume e massa especifica não varia com a pressão. Os líquidos na pratica tem um comportamento semelhante e são considerados como tais.
O regime é considerado variado quando as condições do fluido em alguns pontos ou regiões de pontos variam com o passar do tempo, enquanto que é permanente quando as propriedades não variam em relação ao tempo em um ponto, no entanto, a propriedade pode variar, em relação ao tempo, de ponto para ponto.
...