Fontes De Financiamentos
Ensaios: Fontes De Financiamentos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: graci • 30/4/2013 • 439 Palavras (2 Páginas) • 1.362 Visualizações
1) Quais são as fontes de capital quando falamos de estrutura de financiamento?
Capital de giro, empréstimo, debêntures, ações.
2) Cite as fontes de financiamentos de curto prazo, explique-as.
Crédito bancário = Operação pela qual uma instituição bancária coloca à disposição de um cliente determinado montante e este se compromete a reembolsar a instituição na data com juros combinado.
Empréstimos Curto prazo = Financiamento de (90, 120 ou 180 dias), para resolver dificuldades de liquidez. As empresas no fim do prazo concordado com a instituição bancária terão de restituir o valor do empréstimo acompanhado de juros.
Crédito documentário = Sob ordem de uma empresa (o fornecedor), uma instituição bancária responsabiliza-se por colocar determinado montante à disposição do vendedor (o beneficiário), normalmente por intermédio de outra instituição bancária (o correspondente). Assim, o vendedor tem a vantagem de garantir o recebimento do montante da venda.
Factoring = Sistema aperfeiçoado de cobranças de vendas a prazo. Trata-se de uma atividade que assegura o seu financiamento corrente através da tomada de créditos sobre terceiros.
Sociedades financeiras para a aquisição de crédito = Instituições interbancárias que exercem atividades de financiamento de aquisição a crédito de bens e serviços (concedem crédito direto ao fornecedor, descontos, prestam garantias ou antecipam fundos sobre créditos).
Papel comercial = Títulos de dívida emitidos por empresas e instituições não governamentais, em curto prazo (o prazo máximo de cada emissão é de dois anos), constituindo uma alternativa aos tradicionais títulos de renda fixa, em termos de aplicação de fundos.
3) Cite as fontes de financiamentos de longo prazo, explique-as.
Autofinanciamento = Meios financeiros obtidos e retidos na empresa que deverão permitir o reembolso de dívidas de médio e longo prazo, assegurar a manutenção da atividade produtiva da empresa (amortizações, provisões e reservas de investimento) e garantir o seu crescimento (resultados líquidos retidos para pagamento de dívidas).
Cessões de ativos = Forma de financiamento segundo a qual a empresa procede à alienação de ativos considerados não indispensáveis ao regular funcionamento da sua atividade.
Reforço dos capitais próprios= Através de operações diversas de reforço da estrutura do capital próprio, as empresas poderão aumentar os meios financeiros à sua disposição. O financiamento inclui se os aumentos de capital, as prestações suplementares de capital, a criação de reservas.
Capital de risco = Participação (normalmente, temporária e minoritária) no capital próprio de empresas com potencial de expansão e viabilidade, permitindo a partilha de risco do negócio.
Capitais alheios estáveis = Empréstimos de sócios (ou suprimentos), empréstimos bancários, empréstimos de integração de capital, são algumas das formas de financiamento em capitais alheios de que a empresa se poderá socorrer.
Leasing = Financiamento, por parte de intermediários financeiros,
...