Formulas
Por: lucasconceicao95 • 29/4/2015 • Ensaio • 407 Palavras (2 Páginas) • 297 Visualizações
O látex de borracha natural é produzido em pelo menos 2.000 espécies de plantas das quais algumas poucas são industrialmente importantes. A borracha natural, utilizada comercialmente, é o metabolismo secundário da seringueira do gênero Hevea e da espécie brasiliensis [1]. É originária da selva amazônica localizada na América do Sul e climatizada em 1890 no Sri Lanka (antigo Ceilão) e na Malásia. Hoje em dia a árvore Hevea brasiliensis é cultivada nas regiões tropicais da Ásia (Malásia, Indonésia, Tailândia e Sri Lanka), onde 90% da produção mundial é extraída.
O látex é um líquido branco sendo difícil distinguí-lo das emulsões e das suspensões. Trata-se de um sol misto que é uma dispersão sub-microscópica [90] de partículas de borracha e não-borracha em meio aquoso, apresentando simultaneamente tendências liófilas e liófobas. A estabilidade e o comportamento coloidal do látex são devidas às substâncias não-borracha adsorvidas sobre a partícula de borracha: os prótidos [58].
O comportamento reológico do látex de borracha natural, como esperado, é característico de um fluido pseudoplástico, apresentando ocorrência de tensão de escoamento.
Como o modelo do fluido de Ellis trata de uma abrangência do modelo de Oswald, que é mais prático de ser utilizado, foi muito difícil encontrar informações sobre os usos e aplicações deste fluido.
Sabemos que o fluido de Ellis faz parte da classe de fluidos pseudoplásticos, nos quais a viscosidade diminui com o aumento da tensão aplicada. Analisando de uma maneira mais geral, encontramos alguns exemplos de fluidos pseudoplásticos, como:
- Areia movediça
- Polpas de frutas
- Caldos de fermentação
- Melaço de cana
- Sangue
Em relação aos fluidos de Ellis especificamente, nós não encontramos muitos exemplos. Fizemos uma extensa revisão bibliográfica e vimos que diversos comportamentos de fluidos reais seguem o modelo de Ellis. Fluidos de Ellis possuem também diversos usos industriais, biológicos e como drogas tópicas.
- Um exemplo interessante encontrado foi a solução polimérica de hidroxietilcelulose, uma droga tópica de fórmula microbicida anti-HIV.
- Outra solução polimérica que também pode ser classificada como fluido de Ellis é a solução do polímero “Cellosize”, que constitui tintas, cosméticos e produtos de limpeza.
- Um outro exemplo é a solução de poliacrilamida aquosa, polímero principalmente usado para flocular sólidos em um líquido, processo utilizado no tratamento de água e na fabricação de papel.
Além disso, o fluido de Ellis é comumente usado como matriz de extrusão na produção de tubos, placas, películas, revestimento de fios, etc. Foram encontradas também referências de uso dos fuídos de Ellis em oleodutos, equipamentos de perfuração e equipamentos químicos.
...