Freio
Exames: Freio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: traxer • 19/3/2015 • 272 Palavras (2 Páginas) • 261 Visualizações
O freio ABS ou travão ABS (acrônimo para a expressão alemã Antiblockier-Bremssystem, embora mais frequentemente traduzido para a inglesa Anti-lock Breaking System) é um sistema de frenagem (travagem) que evita que a roda bloqueie (quando o pedal de freio é pisado fortemente) e entre em derrapagem, deixando o automóvel sem aderência à pista. Assim, evita-se o descontrole do veículo (permitindo que obstáculos sejam desviados enquanto se freia) e aproveita-se mais o atrito estático, que é maior que o atrito cinético (de deslizamento). A derrapagem é uma das maiores causas ou agravantes de acidentes; na Alemanha, por exemplo, 40% dos acidentes são causados por derrapagens.
Exemplo : Um carro descendo uma ladeira, surge em sua frente um obstaculo, mesmo pisando fundo no freio ele ainda tem o controle do carro .
Os freios a tambor funcionam a partir do mesmo princípio do freio a disco: As sapatas (português brasileiro) ou os calços (português europeu) impulsionadas/os pelos êmbolos do cilindro de roda exercem pressão sobre uma superfície giratória, que no caso é o tambor propriamente dito. Muitos carros têm freios a tambor nas rodas traseiras e a disco nas dianteiras. Os freios a tambor têm mais peças e são mais difíceis de serem reparados do que os freios a disco, porém, têm a fabricação relativamente mais barata. Quando a pessoa pisa no pedal do freio, as sapatas de freio (português brasileiro) ou os calços de travão (português europeu) são empurradas/os contra o tambor. Isto permite a frenagem/travagem do veículo. Em geral, a eficiência de frenagem/travagem do sistema varia entre 15 a 30%.
Alguns modelos utilizam o sistema freio de estacionamento ou popularmente conhecido como freio de mão
...