Fundamentação Teórica Origem e Evolução Histórica da Logística
Por: knwjkckjwqdhiu • 6/12/2018 • Seminário • 892 Palavras (4 Páginas) • 204 Visualizações
Fundamentação Teórica
Origem e Evolução Histórica da Logística
A logística teve sua origem nos primórdios, a partir das necessidades observadas pelo homem em viver em grupos. Com o crescimento desse grupo surgiu à necessidade de suprir-lo de alimentos, com quantidades cada vez maiores, nasce, então, o abastecimento, na sequência, a embalagem, o transporte e a armazenagem.
O desenvolvimento da logística está intimamente ligado ao progresso das atividades militares e das necessidades resultantes das guerras. A partir de então começou a surgir a logística empresarial (área da administração que se dedica em organizar os processos de produção da empresa).
A crescente internacionalização da economia mundial tem levado as organizações a buscar novas abordagens para atingir maior competitividade nas operações de comércio internacional. A integração econômica e comercial entre países fomentou o fenômeno da globalização e aumentou a circulação de mercadorias, dinamizando a competitividade na troca de bens e serviços entre as nações.
A logística se caracteriza como um novo campo de gestão integrada, comparativamente com as tradicionais finanças, marketing e produção e as empresas têm se engajado continuamente nas atividades de movimentação e armazenamento. A integração de todas as áreas gerenciais da empresa com a logística é de fundamental importância para a empresa. A logística é um modo de gestão que cuida especialmente da movimentação dos produtos, nos diversos segmentos dentro de toda a cadeia produtiva de qualquer produto, inclusive nas diferentes cadeias produtivas do agronegócio.
A logística supõe a integração entre as atividades, por exemplo, o armazém é um sistema físico, mas a decisão sobre armazenar agora ou depois, vender agora ou depois, faz enorme diferença para a logística e ao atendimento ao cliente mais à frente.
Classificação da Logística Agroindustrial
A logística em agronegócio ocorre em três etapas distintas: logística de suprimentos, logística das operações de apoio à produção agropecuária e logística de distribuição.
A logística de suprimentos: cuida, especialmente, da forma como os insumos e os serviços fluem até as empresas componentes de cada cadeia produtiva, para disponibilizá-los tempestivamente e reduzir os custos de produção ou de comercialização. Suprimento é o processo de obtenção de produtos e materiais de fornecedores externos à empresa, trata do fluxo de produtos para a empresa. O objetivo principal é dar suporte à produção e/ou organização de revenda, oferecendo materiais e produtos no tempo certo ao menor custo total.
A logística das operações de apoio à produção agropecuária: a gestão do processo produtivo, quanto ao suprimento de insumos, tem de procurar conduzir o empreendimento para conseguir eficácia e eficiência e, do ponto de vista da logística, procurar a racionalização dos processos operacionais para transferência física dos materiais, que envolve também informações sobre estoques e plano de aplicação de cada produto, quantidade e época de uso.
A logística de distribuição: os produtos agropecuários de modo geral são perecíveis, variando quanto ao grau de perecibilidade de produto a produto. Por isso, cada um necessita de tratamento pós-colheita
...