TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GEOTECNIA - Caso de atuação de obras de contenção

Por:   •  15/6/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 3

GEOTENIA

Caso de atuação de obras de contenção

A construção civil é um dos principais eixos da economia de um país, termômetro do seu desenvolvimento. Na engenharia civil, a Geotecnia é o ramo que estuda o comportamento do solo e das rochas, além de analisar sua aplicação nas construções, aspectos indispensáveis para segurança das estruturas. Nesse sentido, as obras de contenção são importantes aliadas no controle da erosão do solo e no isolamento do terreno, a fim de garantir sua estabilidade.  Tais elementos caracterizam-se por estruturas verticais dispostas em fundações rasas ou profundas, fornecendo suporte ao solo e evitando o escorregamento causado pelo seu peso próprio ou por carregamentos externos. Ademais, cabe ressaltar que as obras de contenção conferem durabilidade, qualidade, flexibilidade e economia às edificações.

Podemos classificar os muros de contenção em dois grupos: por gravidade e por flexão. Nos muros de contenção por gravidade, utiliza-se o próprio peso da estrutura e sua geometria para conter o solo. Este tipo de contenção é recomendado para solos com pequenos desníveis e, geralmente, são produzidos em alvenaria, concreto ou pedras. Já nos muros de contenção por flexão, há uma combinação entre o peso da estrutura e o peso do solo para alcançar um equilíbrio de modo a conter a região solicitada. São indicados para obras maiores, uma vez que oferece mais estabilidade e resistência, visto que são executados em concreto armado.

        Alguns exemplos de contenção por gravidade são: muro de alvenaria de pedras, muro de concreto ciclópico e muro de gabião. Já para os muros de contenção por flexão, temos: muro com contraforte, muro com vigas e pilares, muro de bloco armado e muro de concreto armado. Ainda, temos outros tipos de obras de contenção, são elas: estacas justapostas, a qual se caracteriza pela implementação de várias estacas adjacentes no solo. Temos também as contenções em perfis metálicos, as quais são executadas por meio da soldagem de perfis de metal e, ainda, com a implementação de concreto armado.

Grande parte do sucesso na construção de uma obra de contenção está no planejamento adequado para que as especificidades em todas as etapas da construção, ou seja, é preciso que um engenheiro civil conheça os desafios e soluções para os possíveis problemas de uma estrutura. Tendo isso em mente, é necessário que haja um bom planejamento para se ter sucesso no resultado, logo, o reconhecimento de um terreno é estritamente importante para que ocorra a construção de um edifício, por exemplo.

Para uma obra de um piso de subsolo de um edifício é necessário o planejamento da estrutura de contenção uma vez que assegurará a resistência contra danos e, consequentemente, fazer um reconhecimento do ambiente, tendo isso em vista os desafios que precisam ser analisados como locais com pouco espaço, muitas interferências construtivas e posicionamento. A negligência de um bom planejamento da obra de contenção leva a problemas já bastante conhecidos por engenheiros civis e que não demoram a aparecer como, por exemplo:

  • Fissuras: as quais são decorrentes, principalmente, da retração por secagem, quantidade ou posicionamento inadequado de juntas ou, ainda, da grande variação na espessura da placa de concreto;
  • Exsudação do concreto: pode degradar o piso e causar efeitos negativos na estética e na estrutura, uma vez que é um fenômeno migratório da água para a superfície do concreto;
  • Esborcinamento das juntas: há a quebra ou esfarelamento na borda das placas, expondo o concreto e armadura a agentes agressivos, sendo causado pela ausência do selante ou pelo seu uso inadequado.

Dado os possíveis problemas apresentados, é necessário o planejamento adequado da construção do subsolo de um edifício, o qual consiste em avaliar e propor as etapas que antecedem e ocorrem durante a execução do piso. Umas das fases principais do planejamento é a execução da camada de sub-base, uma vez que é responsável pela transferência dos esforções atuantes no piso e que são transferidos para o solo. É valido ressaltar, também, que a escolha do tipo de contenção vai de acordo com o ambiente e tipo de estrutura que será construída, tendo tudo isso em vista, é de estrita importância a atuação de um engenheiro civil e o devido planejamento para que sejam evitados os problemas citados anteriormente e, ainda, que haja uma maior durabilidade da estrutura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (68.9 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com