GESTÃO DE QUALIDADE NA SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHADOR NAS OBRAS PUBLICAS: Um Estudo de Caso no Município de São Luís MA.
Por: Arias Garcia • 11/12/2015 • Projeto de pesquisa • 3.434 Palavras (14 Páginas) • 393 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
ARIAS GARCIA MIRANDA
GESTÃO DE QUALIDADE NA SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHADOR NAS OBRAS PUBLICAS: Um Estudo de Caso no Município de São Luís MA.
Linha de Pesquisa 2 : Gestão de Organizações Públicas Estaduais
São Luís
2015
ARIAS GARCIA MIRANDA
GESTÃO DE QUALIDADE NA SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHADOR NAS OBRAS PUBLICAS: Um Estudo de Caso no Município de São Luís MA.
Projeto apresentado ao curso de Especialização em Gestão Pública da Universidade Estadual do Maranhão, como requisito para elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso.
Orientador:
São Luís
2015
ARIAS GARCIA MIRANDA
GESTÃO DE QUALIDADE NA SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHADOR NAS OBRAS PUBLICAS: Um Estudo de Caso no Município de São Luís MA.
Aprovado em: ___ / 12 /2015
______________________________________
Prof.
(Orientador)
_______________________________________
Arias Garcia Miranda
(Orientando)
Sumário
1. INTRODUÇÃO
1.1. Justificativa
2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1. Gestão da qualidade
2.2. Administração pública
2.3. Servidor público
2.4. Qualidade no setor público
3. METODOLOGIA
3.1. Tipo de pesquisa
3.2. Coleta de dados
3.3. étodo de análise
4. CRONOGRAMA
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
As Obras Publicas ainda necessitam de maior segurança para os seus trabalhadores. É umas das atividades que mais se registra acidentes de trabalho. Os acidentes ocorrem apesar de a construção, ao longo dos anos, vir se aprimorando, com diferentes métodos de construção, novos equipamentos e a utilização de novas tecnologias e materiais. Uma das justificativas pode ser a falta de mão-de obra qualificada para atender toda a demanda da atividade. Com o objetivo de avaliar e propor melhorias para essa situação, este trabalho traz um estudo de campo onde se verifica como a gestão pública trata as empresas contratas no assunto de segurança do trabalho nos canteiros de obras. Apresentam algumas recomendações para que os trabalhadores tenham mais segurança e realizem um serviço de maior qualidade. Com esse trabalho concluiu-se que o setor ainda carece de mais atenção dos empregadores, trabalhadores e profissionais da Segurança do Trabalho visto que os canteiros de obras visitados apresentam desconformidades segundo os riscos ambientais.
Justificativa
As contratadas da prefeitura de São Luís tem demostrado descaso quanto à integridade física e mental dos seus trabalhadores que devem ser amparados pela legislação uma vez que estão expostos a riscos variados e nem sempre possuem equipamentos e condições de segurança eficazes para desenvolver suas atividades. Cabe às empresas buscar se adequar às recomendações das normas regulamentadoras vigentes a fim de proporcionar condições seguras e ao mesmo tempo estarem preparadas para as eventuais fiscalizações do Ministério do Trabalho e Emprego.
REFERENCIAL TEÓRICO
Neste tópico serão apresentados os conceitos e outras referências que possibilitará oferecer uma maior compreensão do estudo e fundamentar a análise dos dados.
Gestão da qualidade
Como a globalização, a busca pela competitividade empresarial trouxe como destaque a importância da gestão da qualidade, tendo em vista o papel decisivo nos processos e modelos que fazem parte do sistema de qualidade, onde possibilitam o incessante aprimoramento das empresas, que todo instante são impelidas de alterar suas sistemáticas e procedimentos na tentativa de obter a melhoria contínua de seus processos.
A gestão da qualidade engloba uma visão macro da existência humana, influenciado modos de pensar e agir, assim provoca a mudança cultural. Qualidade não significa apenas o controle da produção, a qualidade intrínseca de bens e serviços, o uso de ferramentas e método de gestão. Num aspecto mais amplo o conceito de gestão da qualidade passou a significar modelo de gerenciamento que busca a eficiência e eficácia organizacionais.
Segundo Paladini (2005, p. 18):
A gestão da qualidade no processo pode ser definida, de forma sucinta, como o direcionamento de todas as ações do processo produtivo para o pleno atendimento do cliente. A estratégia básica para tanto consiste, exatamente, na melhor organização possível do processo, o que se viabiliza ao longo de três etapas: a eliminação de perdas, a eliminação das causas das perdas e a otimização do processo.
...