GESTÃO DE PESSOAS
Trabalho Escolar: GESTÃO DE PESSOAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edileusamoratto • 15/4/2013 • 740 Palavras (3 Páginas) • 405 Visualizações
Gestão de Pessoas
“Conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho”.
Fisher e Fleury (1998)
INTRODUÇÃO À MODERNA GESTÃO DE PESSOAS
“Para mobilizar e utilizar plenamente as pessoas em suas atividades, as organizações estão mudando os seus conceitos e alterando as suas práticas gerenciais. [...] Em vez de investirem diretamente nos clientes, elas estão investindo nas pessoas que os atendem e os servem e que sabem como satisfaze-los”.
As pessoas passam a constituir a vantagem competitiva das organizações.
Contexto da Gestão de Pessoas = Pessoas + Organizações.
As pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando em organizações e dependem delas para sua subsistência e sucesso pessoal. Já as organizações dependem diretamente das pessoas para produzir seus bens e serviços, atender os clientes, etc.
Conceito de Gestão de Pessoas
É uma área contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos como a cultura, estrutura, características, negócio e tecnologias da organização.
A Gestão de Pessoas se baseia em três aspectos fundamentais:
As pessoas como seres humanos: ou seja, com personalidade e história próprias, possuidores de conhecimento, habilidades e atitudes indispensáveis às organizações.
As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais: que fornecem à empresa inteligência, talento, criatividade, comprometimento e renovação constante em um mundo de mudanças e desafios.
As pessoas como parceiros da organização: como parceiros, as pessoas investem conhecimento, esforços, etc. na empresa, na expectativa de obter retorno (salários, crescimento profissional, benefícios). Postura pró-ativa, comprometimento, responsabilidade são características de parceiros.
Importante: “a inabilidade de uma empresa em recrutar e manter uma boa força de trabalho constitui o principal obstáculo para a produção”.
Objetivos da Gestão de Pessoas:
• Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão;
• Proporcionar competitividade à organização;
• Proporcionar à organização empregados bem treinados e bem motivados;
• Aumentar a auto-atualização e a satisfação dos empregados no trabalho;
• Desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho;
• Administrar a mudança;
• Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.
Os seis processos básicos da Gestão de Pessoas:
1. Processos de agregar pessoas: incluir novas pessoas na empresa (incluem recrutamento e seleção).
2. Processos de aplicar pessoas: desenhar as atividades que as pessoas irão ocupar na empresa, orientar e acompanhar o desempenho (incluem análise e descrição de cargos, orientação e avaliação do desempenho).
3. Processos de recompensar pessoas: incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades pessoais (incluem remuneração, recompensas e benefícios).
4. Processos de desenvolver pessoas: capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal. Exemplos: treinamento e desenvolvimento das pessoas, programas de mudanças, desenvolvimento de carreira e comunicação.
5. Processos de manter pessoas: criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Exemplo: higiene, segurança e qualidade de vida.
6. Processo de monitorar pessoas: acompanhar e controlas as atividades das pessoas e verificar resultados. Incluem banco de dados e sistemas de informações gerenciais.
A estrutura do órgão de Gestão de Pessoas:
“Com a abordagem sistêmica, a velha tradição cartesiana de dividir, segmentar e separar foi substituída por uma nova maneira de organizar a empresa. A ênfase agora está em juntar e não mais em separar. O foco não está mais nas tarefas, mas nos processos. Não mais nos meios, mas nos fins e resultados.
...