GESTÃO DE PRESTADORES DE SERVIÇOS EM PARADAS PROGRAMADAS: ESTUDO DE CASO
Por: Apolinario2090 • 11/11/2018 • Resenha • 872 Palavras (4 Páginas) • 125 Visualizações
GESTÃO DE PRESTADORES DE SERVIÇOS EM PARADAS PROGRAMADAS: ESTUDO DE CASO
- Introdução
- Motivação
Com a inexistência de uma metodologia específica para o Gerenciamento de Paradas Programadas as empresas prestadores de serviço se deparam com inúmeros obstáculos para atender a demanda contratada, superando as expectativas do cliente. A metodologia de gestão assegura que as paradas programadas serão realizadas com maior controle e assertividade, evitando desgastes e obtendo melhores resultados. Nesse contexto, o presente estudo de caso visa examinar a maturidade e a qualidade do processo de Gerenciamento de Paradas Programadas na linha de laminação a quente.
- Objetivos
- Objetivo Geral
Criar uma metodologia de gestão para prestadores de serviços na execução das paradas programadas, analisando caso.
- Objetivo Especifico
Os objetivos específicos a serem alcançados são:
- Relatar um fluxo de processos para a execução da parada programada;
- Monitorar e certificar a conclusão de cada processo;
- Apontar os desvios ocorridos no fluxo; e
- Fornecer uma lista de recomendações que podem contribuir para as melhorias do processo.
- Parada Programada
- Participação da prestadora de serviços nas Paradas
A partir do plano de produção da Usina conforme figura 1, são traçadas as datas previamente negociadas entre as áreas visando à garantia do bom funcionamento e qualidade das mesmas. De posse do plano de produção a área de planejamento e gestão de mão de obra geral da Usina estrutura e distribui a carteira de atividades / mão de obra para as parceiras, por sua vez a contratada avalia a capacidade de atendimento e confirma ou adéqua a sua capacidade no momento visando atender ao que foi proposto. Esta confirmação de demanda e atendimento se faz através de email, vide figura 2.
[pic 1]
Figura 1 – Plano de Produção da Usina.
[pic 2]
Figura 2 – Email exemplo.
- Atividades do prestador de serviços e planejamento
Após a confirmação e acerto entre as partes começa os preparativos e o planejamento em conjunto para a realização da parada. As atividades a serem realizadas viram ordem de serviços (O.S) visualizada na figura3, onde estas O.S.’s possuem numero de identificação, a descrição da atividade, itens de segurança, informações de como executar as atividades, o ferramental necessário, o inspetor responsável pela atividade, qual o tempo de execução e qual efetivo a ser utilizado para a execução. Fazem também parte deste planejamento a participação nas reuniões de interferência e planejamento, realiza o levantamento de efetivo x atividades, avaliando a característica de cada atividade e os recursos necessários para a realização das mesmas.
[pic 3]
Figura 3 – Ordem de Serviço.
- Planejamento dos recursos para a prestação de serviços
2.3.1 Efetivo
De posse da confirmação da demanda de parada a Gerencia do Contrato negocia entre os contratos internos mão de obra própria para a composição do efetivo demandado pelo Cliente. Nos casos onde a demanda supera a capacidade de atendimento com efetivo próprio a Gerencia aciona a Área de Contratação/Recursos Humanos (RH) para efetuar as contratações, vide figura 4. Após este fechamento e solicitado a programação de transporte, lanche, refeições, equipamento de proteção individual (EPI) e treinamentos de segurança para acesso a área.
[pic 4]
Figura 4 - Diagrama de composição.
2.3.2 Carteira de atividades
A carteira de atividades, conforme figura 5, consiste na junção de todas O.S’s, recursos mão de obra, observações, itens de segurança, definição de Coordenações/Supervisão das atividades em um único documento.
[pic 5]
Figura 5 - Modelo da Carteira.
2.3.3 Visitas em Campo
Com a carteira de atividades em mãos os Coordenadores/Supervisores iniciam o processo de visitas, onde serão levantadas/avaliadas todas as demandas de recursos, bem como a analise critica de segurança de cada atividade e preenche o roteiro de visita, conforme figura6, visando garantir a qualidade no atendimento das mesmas.
...