GUIA DE APLICAÇÃO DA NORMA DE DESEMPENHO PARA IMPERMEABILIZAÇÃO
Por: Anapaula2405 • 4/5/2019 • Abstract • 1.386 Palavras (6 Páginas) • 285 Visualizações
LEVANTAMENTO DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS CAUSADAS POR INFILTRAÇÕES DEVIDO À FALHA OU AUSÊNCIA DE IMPERMEABILIZAÇÕES EM RESERVATÓRIOS DE CONCRETO ARMADO.
PROBLEMAS E OBJETIVOS:
- TIPOS DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS CAUSADAS POR INFILTRAÇÕES DEVIDO À FALHA OU AUSÊNCIA DE IMPERMEABILIZAÇÕES.
OS IMPACTOS NO CUSTO DA OBRA DEVIDO À FALHA OU AUSÊNCIA DE IMPERMEABILIZAÇÕES.
PROBLEMA:
- QUAIS OS IMPACTOS SÃO CAUSADOS NA OBRA DEVIDO À FALHA OU AUSÊNCIA DE IMPERMEABILIZAÇÕES EM RESERVATÓRIOS DE CONCRETO ARMADO?
OBEJETIVO GERAL:
IDENTIFICAR OS IMPACTOS CAUSADOS NA OBRA DEVIDO À FALHA OU AUSÊNCIA DE IMPERMEABILIZAÇÕES EM RESERVATÓRIOS DE CONCRETO ARMADO?
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
1 - CONCEITUAR IMPERMEABILIZAÇÃO
1.1- APRESENTAR OS IMPACTOS NO CUSTO DA OBRA DEVIDO À FALHA OU AUSÊNCIA DE IMPERMEABILIZAÇÕES.
2 - APRESENTAR TIPOS DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS CAUSADAS POR INFILTRAÇÕES DEVIDO À FALHA OU AUSÊNCIA DE IMPERMEABILIZAÇÕES
4 - PESQUISAR MODELOS DE IMPERMEABILIZAÇÃO ADEQUADA DE RESERVATÓRIOS DE CONCRETO ARMADO.
INTRODUÇÃO:
Tendo em vista os inevitáveis problemas que surgem nas edificações devido a falha ou ausência do sistema de impermeabilização, o presente estudo estabelece como problema de pesquisa: quais são os impactos causados nas obras decorrente de infiltrações devido à falha ou ausência de impermeabilização nos reservatórios de concreto armado, assim, o objetivo geral passa a ser identificar quais são as os tipos de manifestações patológicas nas obras decorrente de infiltrações devido à falha ou ausência de impermeabilização nos reservatórios de concreto armado.
DESENVOLVIMENTO:
1 – CONCEITUAR IMPERMEABILIZAÇÃO
HISTÓRICO DA IMPERMEABILIZAÇÃO;
Segundo o Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI), há muito tempo procuram-se soluções na direção de se prolongar a vida útil dos imóveis, no constante trabalho para resistir às infiltrações. No Brasil, a impermeabilização entendida como item da construção que necessitava de normalização, ganhou especial impulso com as obras do Metrô da cidade de São Paulo, que se iniciaram em 1968. A partir das reuniões para se criar as primeiras normas brasileiras de impermeabilização na ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, por causa das obras do Metrô, este grupo pioneiro, após a publicação da primeira norma brasileira de impermeabilização em 1975, funda neste mesmo ano o IBI – Instituto Brasileiro de Impermeabilização para prosseguir com os trabalhos de normalização e iniciar um processo de divulgação da importância da impermeabilização que prossegue até os dias de hoje.
APRESENTAÇÃO DE DIFERENTES CONCEITOS:
conforme Trauzzola (1998), é considerada uma barreira física, com a finalidade de evitar a percolação da água indesejável, ou de dirigi-la para os pontos de escoamento fora da área que se deseja proteger.
Picchi (1986) afirma que a impermeabilização é considerada um serviço especializado dentro da construção civil, sendo um setor que exige uma razoável experiência, no qual detalhes assumem um papel importante e onde a mínima falha, mesmo localizada, pode comprometer todo o serviço.
De acordo com A NBR 9575/2003 o Sistema de Impermeabilização é: “Conjunto de produtos e serviços destinados a conferir estanqueidade as partes de uma construção.” Sendo esta estanqueidade definida, na mesma Norma, como: ”Propriedade de um elemento (ou conjunto de componentes) de impedir a penetração ou passagem de fluídos através de si. A sua determinação está associada a uma pressão limite de utilização (a que relaciona-se as condições de exposição do elemento).”
ANÁLISE DOS CONSEITOS E O QUE É IMPERMABILIZAÇÃO PARA ESTE TRABALHO:
Para efeito desse trabalho será considerado que a impermeabilização é fundamental para garantir a estanqueidade à água que visa a não penetração de água através dos elementos da edificação, de modo a proteger os materiais construtivos da edificação contra sua possível degradação, resultante da presença de agentes agressivos como água e umidade e ampliar a vida útil,
Sendo uma das principais etapas da construção, a impermeabilização proporciona uma eficiente proteção aos diversos elementos da obra sujeitos a ações dos intempéries, de modo a proteger a edificação de problemas patológicos como eflorescência, desagregação do concreto e da argamassa, empolamento e bolhas em revestimentos e corrosão das armaduras que poderão surgi com a infiltração de água, integradas ao oxigênio e outros componentes agressivos da atmosfera.
A vida útil de uma edificação está inteiramente ligada a eficiente realização da impermeabilização.
Relevância da impermeabilização no contexto custo x obra
De acordo com http://livros01.livrosgratis.com.br/cp119917.pdf; Existem no Brasil diversos produtos impermeabilizantes, de qualidade e desempenho variáveis, de diversas origens e métodos de aplicação, normalizados ou não, que devem ter suas características profundamente estudadas, procurar conhecer todos os parâmetros técnicos e ações físicas e químicas envolvidas no processo para a escolha adequada do sistema impermeabilizante atendendo as prescrições da NBR 9975:2010 – Impermeabilização – Seleção de Projeto.
O custo da implantação da impermeabilização em uma edificação, representa uma pequena fração do volume de uma obra, conforme se observa na figura 1, este representa em torno de 1 a 3% do custo total da obra.
[pic 1]
Figura 1 – Porcentagem de investimentos nas edificações (VEDACIT, 2009, p. 6)
Prevê a execução da impermeabilização durante a obra é mais fácil e econômico do que executá-la
Depois da obra concluída, quando surgirem os inevitáveis problemas com a umidade, os quais tornam os ambientes insalubres e com aspecto desagradável, apresentando eflorescências, manchas, bolores e oxidação das armaduras e outros.
...