Geologia
Por: talini • 10/11/2015 • Trabalho acadêmico • 487 Palavras (2 Páginas) • 321 Visualizações
UNIVERSIDADE [pic 1]
CATÓLICA DE
BRASÍLIA
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PRG
Engenharia civil
Relatório
(saída de campo)
Aluna: Talini Araujo Lima UC15101620
BRASÍLIA 2015
Introdução
Para uma melhor compreensão sobre o estudo das rochas, foi proposto uma saída de campo, a fim de aprofundar o estudo do mesmo, onde se iniciou em uma antiga cascalheira onde hoje é composta por barragens, dando uma introdução na questão dos solos, barragens e por fim e brevemente sobre fraturas de rochas.
Desenvolvimento
Com a visita técnica realizada, podemos compreender melhor a matéria estudada em sala de aula, tendo melhor entendimento de sedimentos e rochas principalmente.
Começamos indo observar a água do córrego da BR 060.
A água do córrego vem da Samambaia, mas o mesmo vem com muita sujeira devido a água da chuva arrastar lixo que a comunidade deixa na rua, quando a correnteza é forte arranca pedaços das paredes da barragem.
O córrego contém seis piscinas de estabilização, cada piscina com uma função.
A maior quantidade de sedimentos é deixada na primeira piscina, por isso a vegetação da mesma é maior, nessa piscina contém água de esgoto ligado a água pluvial, começando assim o assoreamento., a função dessa primeira piscina é deixar a maior quantidade de sedimentos possível.
Na segunda piscina contém cortina de gabião (gaiolas de zinco), quando a água desce ela faz um relevamento, foi feita para evitar que a erosão fosse feita e derrubasse o extravasor.
Foi notado também que um pedaço da barragem foi rompido devido a um defeito do solo, por ele ser um solo residual impróprio para qualquer tipo de construção acima do mesmo, veio abaixo um pedaço dessa barragem.
No passar das piscinas a água do córrego vem com menos sedimentos possível ao chegar na última piscina, essa água é imprópria para o consumo.
Depois fomos observar rochas, nas quais se notou que o mesmo possuía várias fraturas evidentes (plano de descontinuidade gerado na rocha).
Essa primeira parte da visita foi extremamente explicativo para entendermos a questão das rochas sedimentares e erosão.
Na segunda parte vimos um talude natural que era uma rocha grande onde apresentava fraturas e uma variedade de sedimentos na qual podemos ver claramente as características dela e que quando existem minerais em evidencia apresentam uma maior resistência.
Por fim conclui-se que a saída de campo evidencia claramente o estudo feito em sala dos mesmos.
...