Gesso
Tese: Gesso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 23/10/2013 • Tese • 569 Palavras (3 Páginas) • 586 Visualizações
INTRODUÇÃO
Foram realizados ensaios com cubos de gesso no dia 10 de Outubro de 2013. Onde foram realizados ensaios referentes à geometria do cubo, ou seja, o valor de cada aresta. Estes ensaios aconteceram no Laboratório de Solos na Faculdade Anhanguera Unidade Rondonópolis-MT supervisionados pela Técnica Yulene Lopes. Vimos como se dá a composição granulométrica e o processo de peneiramento a fim de obter um sistema final positivo às verificações e exigências quanto à consistência e o tempo de pega, utilizamos os métodos de ensaio de acordo com a norma ABNT MB – 3468 (granulometria), ABNT MB – 3469 (consistência e tempo de pega), ABNT MB – 3470 (resistência à compressão).
OBJETIVO
Os ensaios foram feitos tendo como objetivo determinar as características geométricas, físicas e mecânicas do formato obtido pelo gesso, quanto ao seu emprego. Tendo em mãos os resultados desses experimentos podemos quantificá-lo e caracterizar a amostra.
O processo de aceitação ou recusa é feito a partir das especificações das normas técnicas da ABNT NBR 13207, estas que fixam os requisitos de exigência para adequação do Gesso ao revestimento e fundição.
Materiais e Equipamentos Utilizados
• Vicat
• Peneira 2mm Malha 10
• Gesso
• Espátulas
• Cloreto de Sódio
• Balança
• Recipientes para mistura (Capsula de Alumínio)
• Água
• Pincel
Ensaios de Compressão
Realizando o Ensaio foi colocado na capsula de alumínio 750,00g de Gesso passado na Peneira de 2mm com o auxílio de um Pincel, sobrou-se 2.190g de torrões e as demais impurezas resultantes do gesso foram descartados. Aplicamos uma fina camada de óleo lubrificante na superfície do molde de três compartimentos para evitar vazamentos onde foi permitido a moldagem simultânea dos três corpos-de-prova cúbicos de 50,00mm de aresta, a pasta de gesso foi misturada de forma contínua evitando bolhas de ar onde logo foi transferida rapidamente para o molde em duas camadas batendo com uma espátula para evitar o posicionamento das bolhas de ar, nivelamos a superfície dos corpos-de-prova com a espátula sem alisar a superfície. Após o endurecimento da pasta foi desmoldado os corpos-de-prova e identificados para aguardamos a aula posterior onde será realizados os ensaios de dureza e resistência a compressão.
Wendel não coloquei os cálculos porque não temos certeza o que acha? Seria interessante posta-los aqui?
Ma= MgxC
Mg= Massa de gesso, em gramas
C= razão água/gesso determinada para a consistência normal
Ma= Massa de água, em gramas
Colocar as fotos
Vicat
Realizando o ensaio foi colocado na capsula de alumínio 1Kg de gesso peneirado, 333,00ml de água e 6,70g de Cloreto de Sódio onde foi dissolvido em 1000ml de água destilada, aplicamos uma fina camada de óleo lubrificante na superfície de vidro para que não houvesse vazamentos.
A massa em seguida foi misturada por 1 min em movimentos circulares obtendo uma massa uniforme (578,74g) e transferida a pasta para o molde onde foi colocada no Vicat e umedecida a sonda Cônica onde lemos a escala e deixamos descer a haste, depois analisamos novamente a escala. A consistência foi de 29mm.
A Consistência do material e o tempo de pega são determinados através da análise de penetração da agulha do Vicat no material em molde. A agulha é colocada no aparelho e aos poucos se permite a penetração da mesma na pasta, lentamente, procurando sempre antes de cada penetração limpar a agulha e movimentar a base para que as penetrações sejam em pontos distintos. O início da pega é observado quando a agulha estaciona a 1 mm de distância da base, já o fim de pega é dado pelo instante em que a agulha não consegue a penetração no bloco.
Colocar as fotos
...