Gesso Projetado
Monografias: Gesso Projetado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: karolldiva • 6/8/2013 • 371 Palavras (2 Páginas) • 765 Visualizações
Gesso para revestimento projetado
Gesso para revestimento projetado é uma mistura pronta constituída basicamente de hemidrato de cálcio (CaSO4.0,5H2O), cal hidratada (Ca(OH)2), filler (CaCO3, e outros) e aditivos dosados e misturados automaticamente para garantir a homogeneidade, repetitividade dos traços e o desempenho; devem ser aplicadas no interior dos edifícios para o revestimento de lajes ou paredes construídas com concreto, bloco cerâmico, bloco de cimento, pré-moldados de gesso, etc.
O gesso para revestimento projetado foi desenvolvido para atender aos padrões internacionais preconizados por normas internacionais.
Em relação às normas brasileiras, o gesso para revestimento projetado atende às características de desempenho especificado pela NBR 7200 (ABNT, 1998) – Argamassas para revestimento (PERES; BENACHOUR; SANTOS, 2008), conforme indicado no Quadro 2.3
Quadro 2.3 – Características técnicas e propriedades do gesso projetado
CARACTERÍSTICAS/PROPRIEDADES LIMITES
Densidade após secagem 850-950 Kg/m³
Resistência ao arrancamento Em blocos cerâmicos 0,38 MPa
Resistência à compressão Seco 4,5 MPa
Trabalhabilidade 25 a 30 min
Adaptado de (PERES; BENACHOUR; SANTOS, 2008)
Outros tipos de mistura são aplicados durante a execução dos serviços com gesso. Dois exemplos podem ser citados:
Massa de gesso para acabamento
É uma massa que deve ser aplicada na correção ou nivelamento de superfícies de paredes e tetos executados com argamassa convencionais, ou sobre a superfície de paredes e tetos executado com pré-moldados de gesso para corrigir as superfícies ou disfarçar os rejuntes. Trata-se de um produto alternativo para as massas PVA convencionais.
Gesso cola
A cola deve ser aplicada na colagem de pré-moldados de gesso como placas e blocos, e para fixação de sancas e outros elementos decorativos, fabricados com gesso. A cola deve ser utilizada também na fixação de cerâmicas sobre pré-moldados de gesso ou sobre revestimento de gesso.
3.1.5 Tipos de aplicação de gesso em obras verticais
O gesso pode ser aplicado de duas formas:
* Manual
* Mecanizada
A forma manual é a mais utilizada em todo o país, que demanda um baixo custo de implantação e utiliza uma grande quantidade de mão-de-obra. Esse tipo de aplicação apresenta algumas desvantagens, como um grande desperdício de material.
Mecanizada é uma das formas de aplicação que apresenta algumas vantagens, dentre elas estão, maior produtividade, menor desperdício, melhor desempenho mecânico, melhor desempenho na qualidade final e melhor controle dos riscos na aplicação. O ponto desfavorável é o alto custo inicial, o que inibe
...