Gestão Energética
Por: Pedro Muniz • 2/6/2016 • Relatório de pesquisa • 332 Palavras (2 Páginas) • 151 Visualizações
1 – Desde o Homem primivo, o consumo de energia da espécie humana vem crescendo de acordo com as descobertas e estágios de desenvolvimento. No início, o homem consumia apenas alimentos para sua sobrevivência, na descoberta do fogo e do carvão o consumo aumentou, o homem passou a se estabelecer e aextração de outras fontes de energia foram aumentando até a chegada do homem industrial.
Hoje podemos ver que o consumo humano de henergia é resultado de um legado que vem desde o princípio da história humana.
2- A Intensidade Energética de uma economia é a razão do consumo de Energia pelo PNB(Produto Nacional Bruto). Este indicador ajuda a identificar a quantidade de energia que um determinado país consome de acordo com seu nível de riqueza.
3- O IDH significa Indice de Desenvolvimento Humano, este é o indicador utilizado para avaliar o desenvolvimento humano e a qualidade de vida de uma população levando em conta 3 aspectos importantes: Saúde, educação e renda.O IDH está diretamente ligado ao consumo de energia pois nas populações onde a saúde, a educação e principalmente a renda são mais avançadas o consumo de energia consequentemente aumenta.
4- A Desmaterialização é o uso de menos meterial para se obter o mesmo resultado final. Quando falamos de enegia, isto significa uma diminuição no índice de intensidade energética porém mantendo o resultado final.
5- Na matriz energética mundial, as fontes renováveis representam apenas 13% do total em países industrializados. Nações consideradas em desenvolvimento têm um índice ainda menor, de apenas 6%. No parâmetro global, o petróleo tem a maior participação como fonte de energia, com uma participação de mais de 90% só no setor de transportes.
O Brasil possui a matriz energética mais renovável de todo o mundo industrializado. No país, 45,3% de toda a produção energética é proveniente de recursos capazes de se refazerem em um curto período de tempo, as chamadas fontes renováveis. Entre as principais estão o etanol, a biomassa e os recursos hídricos, além das energias solar e eólica.
...