Gestão da manutenção Energia cinetica
Por: 19rubens • 4/3/2017 • Trabalho acadêmico • 524 Palavras (3 Páginas) • 134 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E EXATAS PRIMAVERA DO LESTE - UNIC
Rubens de Oliveira Nunes
Ronivaldo Antonio
Gestão da manutenção
PRIMAVERA DO LESTE-MT
2016
[pic 2]
FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E EXATAS PRIMAVERA DO LESTE - UNIC
Rubens de Oliveira Nunes
Ronivaldo Antônio
Gestão da manutenção
Trabalho apresentado à Faculdade de Ciências Agrárias e Exatas, como um dos requisitos para a obtenção de licenciado em metodologia cientifica no curso de Engenharia de Produção.
Prof .: M. Sc. Reginaldo Moreira
PRIMAVERA DO LESTE-MT
2016
Planejamento e organização da manutenção
Antigamente as empresas tinha uma visão de mal necessário, sua função era consertar eventuais defeitos, os funcionários eram poucos qualificados e restritos apenas aos consertos das maquinas. Hoje em dia a manutenção melhorou bastante, as empresas mudaram suas visões que passaram a ser uma visão estratégicas, suas funções passou ser uma forma de gerenciar e solucionar problemas da produção e seus funcionários tornaram mais qualificados e polivalentes.
Custos
Anos atrás, as empresas achavam que não havia meios de se controlar os custos com a manutenção, que os custos com a manutenção oneravam muito no produto final , mas hoje os custos com a manutenção podem ser controlados e ela torna uma forma de minimizar os custos com a perda de produtividade. Para um melhor controle os custos podem ser divididos em três grupos:
Custos diretos que são aqueles necessários para garantir a operação dos equipamentos.
Custo de perda de produção que são os custos de perda de produção por falha dos equipamentos e por negligencia do pessoal da manutenção.
Custos indiretos, existe uma estrutura gerencial e de um apoio administrativo, incluem aquisições feitas para fim de acompanhamento da manutenção.
Para o acompanhamento dos custos precisa de uma previsão de custo de mês a mês, uma realização do quanto foi efetivamente gasto em cada mês, uma relação dos custos dos anos anteriores e um benchmark, dados da empresa que operam com as instalações semelhantes e com os menores custos.
Estrutura organizacional
Existe quatro formas de estrutura organizacional:
Centralizada que é uma concentração de equipamentos de uma pequena área.
Descentralizada, é uma grande distancia entre linhas de produção, cada área tem sua própria equipe de manutenção, que tem um desenvolvimento de profissionais especializados e existe dificuldades de padronização das operações .
Mista que combina as duas anteriores, cada área possui um grupo próprio de manutenção e um único órgão responsável pela padronização dos métodos e processos de controle.
Formação de times, são times alocados por unidades, atuação multifuncional e maior integração entre pessoas da unidade.
...