Gestao De Pessoas Rh
Casos: Gestao De Pessoas Rh. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: delmacris • 11/6/2014 • 1.883 Palavras (8 Páginas) • 417 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1 – Definição de Gestão de Pessoas e as Mudanças Organizacionais 5
1.1 – Paralelo entre o filme “Tempos Modernos e a “Moderna Gestão de Pessoas” 8
2 – Modelos de Gestão 10
2.1 – A organização e seu breve histórico empresarial 10
2.2 – Justificativa pela escolha da Organização 11
2.3 – A Terceirização 13
2.4 - Questionário 15
3 – Elaboração do Plano de Ação 18
3.1 – Componentes do Processo 19
3.2 – Proposta Estratégica 20
4 – Uma visão do Empregado x Empregador 21
4.1 – Recomendações de Melhoria par a a Empresa 23
CONCLUSÃO 28
BIBLIOGRAFIA 29
Introdução
Muito se fala em Planejamento Estratégico (PE), e nas organizações de maneira geral ainda se pode encontrar uma série de interpretações em relação a esta ferramenta da administração.
O Planejamento Estratégico, que se tornou o foco de atenção da alta administração das empresas, volta-se para as medidas positivas que uma empresa poderá tomar para enfrentar ameaças e aproveitar as oportunidades encontradas em seu ambiente.
Empresas de todos os tipos estão chegando à conclusão de que essa atenção sistemática à estratégia é uma atividade muito proveitosa. Empresas pequenas, médias e grandes, distribuidores e fabricantes, bancos e instituições sem finalidade de lucro, todos os tipos de organizações devem decidir os rumos que sejam mais adequados aos seus interesses.
As razões dessa atenção crescente à estratégia empresarial são muitas, algumas mais evidentes que outras. Dentre as causas mais importantes do crescimento recente do
Planejamento Estratégico pode-se citar que os ambientes de praticamente todas as empresas mudam com surpreendente rapidez. Essas mudanças ocorrem nos ambientes econômico, social, tecnológico e político. A empresa somente poderá crescer e progredir se conseguir ajustar-se à conjuntura, e o Planejamento Estratégico é uma técnica comprovada. O mais importante na utilização do Planejamento Estratégico é o seu estreito vínculo com a administração estratégica nas organizações. Não se pode tratar isoladamente o planejamento estratégico sem entrar no processo estratégico, contribuindo assim de forma mais eficaz com a gestão dos administradores na Obtenção dos seus resultados.
O trabalho em questão visa abordar alguns exemplos práticos na implantação de planos para auxiliar no planejamento estratégico em busca das metas e objetivos, estabelecendo diretrizes que permitem o controle de todas as atividades e processos, chaves para o desenvolvimento e sucesso nas operações, determinando o que deverá ser realizado, quem serão os responsáveis, quando serão realizadas as atividades, em quais locais setores ou processos, o motivo e a razão para se tomar estas medidas, como as mesmas serão realizadas e sua metodologia, e principalmente determinar quanto de capital será investido e quais os impactos financeiros na organização com a implantação deste plano.
Etapa I
1 – Definição de Gestão de Pessoas e as Mudanças Organizacionais
O conceito de gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações. A Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área a função de humanizar as empresas.
As organizações são, cada vez mais, influenciadas pelas mudanças decorrentes de um mercado em crescente competitividade. Assim, os gestores precisam aprender a lidar melhor com as mudanças, junto com o apoio de toda a organização.
A mudança organizacional está intrinsecamente relacionada com a cultura organizacional, pois muitos argumentos que sustentam o processo de mudança (ou resistem a ele) estão ancorados nesta cultura. Nesse sentido, a questão central deste trabalho é: “Quais os impactos causados pelas mudanças organizacionais na gestão de pessoas?” O objetivo geral é analisar o comportamento das pessoas diante das mudanças organizacionais. Especificamente, pretende-se caracterizar o processo de gestão de pessoas e identificar os modelos de gestão de mudanças.
Para muitos autores a área de Recursos Humanos passou por grandes transformações nos últimos tempos. Chiavenato enfatiza, inclusive, a importância da área nos últimos anos, mencionando que: “A Gestão de Pessoas tem sido a responsável pela excelência de organizações bem-sucedidas e pelo aporte de capital intelectual que simbolizam, mais do que tudo, a importância do fator humano em plena Era da Informação”.
A antiga área que ditava regras e tomava decisões sobre recrutamento, seleção, admissão, treinamento, remuneração e demais práticas de departamento pessoal deu lugar a uma nova área, mais focada na missão, valores e visão de futuro da empresa sendo, assim, mais estratégica (tab. 1).
PRINCIPAIS DESAFIOS DE GESTÃO DE PESSOAS
Alinhar pessoas a estratégia do negócio
Desenvolver e capacitar gestores
Alinhar políticas e processos de gestão a estratégia de negócio
Apoiar e promover mudanças organizacionais
Tab 1 - Os quatros principais desafios de Gestão de Pessoas.
Fonte: Pesquisa DELPHI – RH 2010 – PROGEP/ FIA/ FEA/ USP (2009).
No fim do século XIX e no início do século XX, com o surgimento dos sindicatos, as empresas precisaram dar maior atenção aos aspectos trabalhistas e, portanto, a Administração de Pessoal precisou se
...