Gestão De Desempenho
Monografias: Gestão De Desempenho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adrianavs.caxias • 22/5/2014 • 516 Palavras (3 Páginas) • 301 Visualizações
A gestão do desempenho surgiu nos últimos anos como um conceito alternativo às técnicas tradicionalmente utilizadas para avaliar o desempenho dos empregados. É mais do que um meio de comparar os resultados alcançados com os esperados, é um processo que visa identificar o alinhamento dos empregados com os comportamentos que a organização quer estimular e que traduzem seus valores.
A gestão do desempenho funciona como um mecanismo de acompanhamento que permite corrigir desvios para assegurar que a execução do trabalho de cada empregado corresponda à maneira esperada pela Companhia. O foco na melhoria contínua; a avaliação do indivíduo e a gestão do desenvolvimento pessoal figuram entre as principais características da gestão de desempenho.
O objetivo no processo de gestão do desempenho não detectar e punir falhas, mas contribuir para a aprendizagem e na identificação do que funciona e o que necessita ser melhorado, substituindo-se e reparando-se o que não funciona.
Definindo nossos objetivos e metas, nosso direcionamento estratégico, nossa missão e nossos princípios, saberemos quais as competências e as habilidades serão necessárias na nossa equipe para percorrermos o caminho traçado, no tempo esperado.
Um processo coerente e transparente motiva os colaboradores, proporcionando o adequado engajamento, enquanto processos desconexos e que não fazem sentido podem trazer resultados extremamente negativos e até mesmo o descrédito das equipes na gestão de RH. A comunicação eficiente é um dos segredos do engajamento em implantações de projetos desta natureza.
Escolher o melhor instrumento e metodologia, que vá ao encontro e respeite a cultura organizacional, tornar a avaliação menos subjetiva possível e gerar um adequado processo de feedback são, também, grandes e importantes desafios. Uma adequada gestão de desempenho necessita da elaboração de indicadores que possam nortear o acompanhamento, desenvolvimento e a validação das ações e processos.
De modo conciso e preciso, a ferramenta deve direcionar a observação de competências técnicas e comportamentais, nos profissionais avaliados, distinguindo aqueles de alto desempenho dos de desempenho regular em determinada função. Além disso, capta os sinais da existência e não de valores individuais que são importantes para a empresa. O conjunto dessas evidências permite gerenciar a situação presente e também planejar o futuro, de acordo com as metas individuais, grupais e organizacionais.
O Modelo de Avaliação por competências angaria dados objetivos aos sistemas de RH, tais como captação, integração, treinamento, desenvolvimento e planejamento de carreira, além de dar suporte aos Gestores do Negócio para que se transformem em Líderes de Pessoas, dando “feedback” e incentivando o desenvolvimento de suas equipes, a partir do monitoramento do seu desempenho. . Avaliar desempenho não é um processo isolado, deve estar sempre alinhado às metas, ao plano de carreira e ao reconhecimento concedido.
...