Gestão De Desempenho
Pesquisas Acadêmicas: Gestão De Desempenho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rsosilva • 12/10/2014 • 2.720 Palavras (11 Páginas) • 282 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Claudemir Aparecido Alexandre – RA 5717133910
Lidiane Aparecida Mançano – RA 4979908925
Larissa Moreira dos Santos Alves – RA 7959699259
Renata Soares da Silva – RA 6942018381
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
BAURU/ SP
2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Claudemir Aparecido Alexandre – RA 5717133910
Lidiane Aparecida Mançano – RA 4979908925
Larissa Moreira dos Santos Alves – RA 7959699259
Renata Soares da Silva – RA 6942018381
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Desafio de Aprendizagem apresentada ao Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanosda Universidade Anhanguera – UNIDERP. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação da Profª Clara Cortez Ervilha.
BAURU / SP
2014
1. Introdução
Atualmente a melhoria contínua dos processos empresariais exerce forte pressão sobre as organizações, a alta competição entre as empresas faz com que se torne cada vez mais significante a presença de bons colaboradores, pois qualquer objetivo organizacional só poderá ser atingido com e por intermédio das pessoas.
A busca por profissionais qualificados é um desafio constante em meio às organizações, dependendo dos cargos oferecidos, não se encontram pessoas aptas para preenchê-los.
Pode-se enfatizar que estabelecer previamente o perfil dos colaboradores da empresa é estrategicamente vital para a estabilidade e o sucesso de uma organização, em especial para a pequena e média empresa.
A melhor condução do processo de recrutamento e seleção irá refletir de forma significativa dentro da organização.
Analisar as formas de Recrutamento e Seleção de Pessoas adequadas às empresas.
O Recrutamento e a Seleção do Analista de Recursos Humanos deve ser tomada como duas fases de um mesmo processo, ou seja, a introdução de recursos humanos na organização. Se o recrutamento é uma atividade de divulgação, de chamada, de atenção, a seleção é uma atividade, de escolha, de opção e decisão, de filtragem da entrada, de classificação e, portanto, restritiva.
Todo processo de Recrutamento e Seleção tem inicio a partir de uma necessidade interna da organização, no que tange à contratação de novos profissionais. Essa necessidade que se origina por motivos diversos, é expressa ou emitida formalmente, pelo “requisitante” da área, através de um documento denominado requisição de pessoal (RP).
Em linhas gerais, a RP segue um fluxo predeterminado pela própria organização, mas, em geral, o que determina o seu atendimento é a sua própria razão de ser: (1) Requisição Pessoal por motivo de substituição ou aumento do quadro e (2) Requisição Pessoal por aumento quadro não previsto.
Um dos desafios constantes é conseguir candidatos para as vagas disponíveis. Para poder contratar pessoas qualificadas, uma organização precisa ter um grande numero de possíveis funcionários, a fim de poder escolher entre eles. Embora seja desgastante.
2. Desenvolvimento
O objetivo básico para a seleção de um Analista de Recursos Humanos ou para qualquer outra vaga é classificar os candidatos adequados às necessidades da organização, e contratar pessoas com probabilidade de serem bem-sucedidas no trabalho.
A seleção de recursos humanos pode ser definida singelamente como a escolha do homem certo para o cargo certo, ou, mais amplamente, entre os candidatos recrutados, aqueles mais adequados aos cargos existentes na organização, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho pessoal, bem com a eficácia da organização.
Ainda que a seleção vise solucionar dois problemas básicos: (1) Adequação ao cargo; (2) Eficiência ao cargo.
Existem diversos procedimentos adequados para identificar as características pessoais do candidato, com vista em possibilitar a seleção dos mais aptos. Esses procedimentos – os métodos de seleção – permitem o conhecimento não apenas das habilidades dos candidatos, mas também a previsão de seu comportamento no cargo a ser ocupado.
As técnicas de seleção pessoal mudam, portanto, conforme o nível ocupado pelo cargo na hierarquia da estrutura organizacional, nível que normalmente é preestabelecido na descrição e especificação do cargo.
A) Justificativa da Contratação
As Empresas estão sendo cobradas mais a cada dia que passa. Está cobrança é por melhores resultados, por produtos com maior qualidade e com um alto valor agregado, por um melhor atendimento ao cliente, por respeito aos prazos pactuados, melhores preços. Etc...
A área de recursos humanos nos dias de hoje, além de exigir competência técnica dos candidatos, procura-se pessoas com habilidades e atitudes muito especificas a s necessidades da empresa.
O profissional de recursos humanos na área de recrutamento e seleção possui um papel muito importante dentro de uma empresa, por se tratar parte fundamental para a contratação de um profissional capacitado e qualificado para desempenhar determinada atividade. Este profissional deve estar atento para que possa desempenhar com eficiência e eficácia, fazendo assim uma escolha adequada para o perfil.
Recrutamento e seleção requerer um preparo para ambos os lados, pois este momento propõe
...