Gestão De Frotas
Artigos Científicos: Gestão De Frotas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: phrox • 19/5/2014 • 2.291 Palavras (10 Páginas) • 1.300 Visualizações
Índice
Introdução 4
Gestão de Frota 5
Tipos de Caminhões 6
Pneus 11
Como funciona o processo de reforma 12
Custo no sistema de transporte relacionado aos Pneus 14
Analise de cenário..................................................................................14
Variação de Mercado.............................................................................15
Analise de Swot.....................................................................................16
Conclusão..............................................................................................17
Introdução
Este trabalho tem como objetivo principal descrever a sistemática para gestão de frotas com foco em utilização, recapagem e descarte de pneus, visto que esse é um tema muito importante na gestão industrial os custos envolvidos com transporte no brasil estão em larga escala e representam uma fatia importante dentro do custo de um produto final além desse fator de competividade temos a questão ambiental que também deve ser levada a serio nesse contexto fato que está fazendo muitas empresas repensarem o sistema de gestão de frotas dando mais atenção sobre a questão dos pneus.
Gestão de Frota
A atividade de gestão de frota representa reger, administrar, um conjunto de veículos pertencentes a mesma empresa esta tarefa tem uma abrangência bastante ampla e envolve diferentes serviços, como dimensionamento, especificação de equipamentos, roteirização custos, manutenção e renovação de veículos entre outras.
Imagine todas essas atividades listadas tendo que atingir, qualidade, produtividade, eficiência e cada vez menor custo, a atividade de gestão de frotas é um tanto complexa para um pequeno empreendedor que tem 2 ou mais veículos imagine para um transportador nacional ou internacional que acumula carros, caminhões, motos, aviões e até navios, nesse trabalho vamos discorrer sobre o tema de gestão de frotas com relação a caminhões e a utilização dos pneus, tipos de recapagem, custos e eficiência.
Tipos de Caminhões
Veículo Urbano de Carga (VUC):
O VUC é o caminhão de menor porte, mais apropriado para áreas urbanas. Esta característica de veículo deve respeitar as seguintes características: largura máxima de 2,2 metros; comprimento máximo de 6,3 metros e limite de emissão de poluentes. A capacidade do VUC é de 3 toneladas.
Toco ou caminhão semi-pesado:
Caminhão que tem eixo simples na carroceria, ou seja, um eixo frontal e outro traseiro de rodagem simples. Sua capacidade é de até 6 toneladas, tem peso bruto máximo de 16 toneladas e comprimento máximo de 14 metros.
Truck ou caminhão pesado:
Caminhão que tem o eixo duplo na carroceria, ou seja, dois eixos juntos. O objetivo é poder carregar carga maior e proporcionar melhor desempenho ao veículo. Um dos eixos traseiros deve necessariamente receber a força do motor. Sua capacidade é de 10 a 14 toneladas, possui peso bruto máximo de 23 toneladas e seu comprimento é também de 14 metros, como no caminhão toco.
Carretas: são uma categoria em que uma parte possui a força motriz (motor), rodas de tração e a cabine do motorista e a outra parte recebe a carga. A parte motriz recebe o nome de cavalo mecânico, e este pode ser acoplado a diferentes tipos de módulos de carga, chamados de semi-reboque. Veja abaixo alguns modelos:
Cavalo Mecânico ou caminhão extra-pesado:
É o conjunto formado pela cabine, motor e rodas de tração do caminhão com eixo simples (apenas 2 rodas de tração). Pode-ser engatado em vários tipos de carretas e semi-reboques, para o transporte.
Cavalo Mecânico Trucado ou LS:
Tem o mesmo conceito do cavalo mecânico, mas com o diferencial de ter eixo duplo em seu conjunto, para poder carregar mais peso. Assim o peso da carga do semi-reboque distribui-se por mais rodas, e a pressão exercida por cada uma no chão é menor.
Carreta 2 eixos:
Utiliza um cavalo mecânico e um semi-reboque com 2 eixos cada. Possui peso bruto máximo de 33 toneladas e comprimento máximo de 18,15 metros.
Carreta 3 eixos:
Utiliza um cavalo mecânico simples (2 eixos) e um semi-reboque com 3 eixos. Possui peso bruto máximo de 41,5 toneladas e comprimento máximo de 18,15 metros.
Carreta cavalo trucado:
Utiliza um cavalo mecânico trucado e um semi-reboque também com 3 eixos. Possui peso bruto máximo de 45 toneladas e comprimento máximo também de 18,15 metros.
Bitrem ou treminhão:
É uma combinação de veículos de carga composta por um total de sete eixos,
...