Gestão De Mudançãs
Seminário: Gestão De Mudançãs. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jehftorres95 • 4/3/2014 • Seminário • 597 Palavras (3 Páginas) • 203 Visualizações
GESTÃO DE MUDANÇAS
Vamos falar um tanto sobre Gestão da Mudança. Primeiro vamos entender Gestão como Analisar, Planejar, Implementar, Controlar e Aprimorar. E Mudança como a tarefa de modificar (sem coerção) modos tradicionais de comportamento na organização.
Já deu pra perceber que vamos acabar falando de liderança e de cultura organizacionais, né? Pois é, mas por enquanto só no curso.
E Gestão da Mudança, então, é o processo de analisar, planejar, implementar, controlar e ajustar a mudança organizacional. Puxa, falei processo, não foi? Então, é que, de acordo com a boa gestão estratégica organizacional, a empresa deve estar mudando sempre (gestão estratégica é a tarefa de manter a empresa sempre adequada ao ambiente onde ela opera, sendo que a palavra ambiente aqui tem um significado mais amplo que o mero ambiente físico). O caso é que o ambiente está sempre mudando, então a organização deve sempre mudar também. Aquela história de que tudo muda…
E chamemos de agente da mudança a pessoa que recebe a tarefa de liderar esse processo (não é o cara da Granero nem da Gato Preto. Alías, essas são o tipo de empresa que está sempre em mudança…).
Considera-se iniciado o processo quando o agente é colocado na tarefa mudancista, com o devido apoio e prestígio e meios etc. O melhor é que o líder da mudança seja o 01 da empresa, claro.
O Agente da mudança deve ter algumas características pessoais: resiliência, liderança, visão, isenção, e principalmente a facilidade em ver a organização segundo um enfoque “de fora”. E poder, o qual deve ser fornecido pelo sistema de liderança e pelo mais elevado nível de gestão da empresa.
Mas, antes, por que o ambiente está sempre mudando? Por que está mudando agora? Pra quem não gosta de mudanças poder malhar no próximo Sábado de Aleluia: a culpa é da contínua evolução educacional, cultural, científica e tecnológica.Daí você entende por que muitos povos são mantidos na maior ignorância possível: é o conhecimento que traz a mudança, ou melhor, a evolução contínua do conhecimento. ORGANIZAÇÃO, AMBIENTES, MUDANÇAS.
MUDANÇAS AMBIENTAIS que induzem as MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS:
MUDANÇAS ECONÔMICAS: abertura comercial, integração de países em blocos econômicos, adoção geral do câmbio flutuante, guinada rumo ao liberalismo, fluxos de capital global, desregulamentações.
MUDANÇAS TECNOLÓGICAS: microinformática, telecomunicações, internet, disseminação de novas tecnologias de gestão, aceleração da produção e disseminação do conhecimento.
MUDANÇAS POLÍTICAS: decadência comunista, ascensão da democracia (queda geral de regimes totalitários), privatizações, abertura.
MUDANÇAS SOCIAIS: liberação feminina, revolução sexual, participação feminina no trabalho e no estudo, flexibilização do conceito de família, mudanças nos padrões de vida e nos gostos, ativismo social, ecologia, sustentabilidade, evolução educacional e cultural.
Se a organização (que é um grupo de pessoas) não se adequa permanentemente ao ambiente em contínua mudança, surgem sintomas organizacionais que indicam necessidade de mudança:
SINAIS
...