Gestão De Pessoas
Trabalho Universitário: Gestão De Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tatinha10 • 19/9/2013 • 3.072 Palavras (13 Páginas) • 249 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – ATPS
DISCIPLINA: Gestão de Pessoas
PROF. Karem Grubert Rojas
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 3ª SÉRIE
Sumário
1. Introdução 3
2.Gestão de Pessoas e as mudanças organizacionais 4
3. Filme Tempos Modernos X A Moderna Gestão de Pessoas. 6
4. Teoria Prática dentro do mercado de trabalho 8
5. Plano de ação 11
5.1 Estudo de ambiente/diagnóstico 11
5.2 Pontos abordados para o desenvolvimento do Plano de Ação 12
5.3 Plano de Ação 12
5.4 Cronograma da implantação 14
6. Bibliografia: 15
1. Introdução
Neste trabalho apresentamos a gestão de pessoas com uma visão direcionada aos colaboradores que são as “pessoas” mais importantes da empresa, porque sem elas nada caminha.
Apresentamos ainda uma comparação entre o filme Tempos Modernos e a Moderna gestão de pessoas, mostrando que quase nada mudou.
Fazemos um Plano de ação para ser aplicado em médio prazo dentro da Casas Pernambucanas, tendo com isso melhorar ainda mais o relacionamento Empresa x pessoa, e também objetivando lucros para ambos, fazendo com que os colaboradores se sintam valorizados e estimulados.
2.Gestão de Pessoas e as mudanças organizacionais
Com as mudanças técnológicas, sociais, economicas, demográficas e tantas outras fazem com que as organizações tenham resultados inimagináveis, com esse processo muito acelarado chega-se ao ponto de não sabermos onde chegaremos nos próximos anos, meses ou até mesmo dias dentro das organizações.
A área de Recursos Humanos tem que sofrer transfornamções para acompanhar essas mudanças, dentre elas as que mais se destacam são as organizações que tenham ampla visão de futuro e invistam cada vez mais em “pessoas” para que com isso se desenvolvam e consequentemente aumente sua produtividade.
A Gestão de Pessoas compreende a empresa e o colocaborador (pessoas), um depende do outro para alcançar os objetivos propostos. Esses objetivos são: produtividade, redução de custos, qualidades no serviço e nos produtos, lucratividade, novos mercados, competitividade entre outros. As organizações necessitam de pessoas para alcançar esses resultados atingindo suas metas.
Com a clara necessidade de pessoas dentro das organizações, considera-se um interesse tambem das pessoas pelas organizações. Elas consideram importante alcançar vários objetivos pessoais através dessa organização que são: melhores salários, melhores benefícios, estabilidade, qualidade de vida no trabalho, ambiente, respeito e consideração, crescimento dentro da organização, orgulho da organização, liberdade para trabalhar, entre muitos outros.
Vemos então que a necessecidade das organizações são também necessidades das pessoas que nela estão.
Com isso fica claro que a Gestão de Pessoas depende da organização e pessoas, que sem uma delas é impossivel de acontecer.
A Gestão de Pessoas é contingencial e situacional, depende de vários aspectos culturais, ambientais entre muitas outras variáveis importantes.
Para que a organização seja produtiva tem que existir várias parcerias que são: fornecedores, investidores e acionistas, colaboradores, e por fim mas não menos importantes os cliente e consumidores, que adiquirem os protudos disponibilizados no mercado.
Antigamente os parceiros mais recompensados eram os acionisas e invertidores, mas no novo contexto esta situação mudou e continua mudando porque atualmente recompensa-se a todos os parceiros, sendo que os privilégios são dos colaboradores que são a maior força de uma organização, pois os mesmos estão diariamente dentro da organização para que a mesma produza e alcance suas metas.
Nas organizações de hoje devemos ver as pessoas como parceiros que nos fornece competências e não vê-los como empregados contratados. Essas pessoas são fornecedoras também de conhecimentos, habilidades e o mais importante inteligências que proporcionam decisões.
A improtância da Gestão de Pessoas no Setro de RH é indispensável desde o recrutamento e saleção que visa selecionar pessoas com perfil e idéias compatíveis com a empresam sendo que o papel principla é conciliar os interesses das empresas com as necessidades e expectativas dos colaboradores.
Nesse tipo de gestão existe a troca de benfícios entre empresa e colaborador, com isso temos a troca mão de obra qualificada dos colaboradores de maneira que se sintam como parte da empresa tendo orgulho de fazer parte dessa “família”, sendo que a empresa por sua vez reconhece e valoriza o coloborador, porporcionando crescimento profissional para o mesmo. Para isso a Gestão de Recursos Humanos se utiliza de recursos tais como: gestão de talentos, plano de carreira, avaliação de desempenho, remunerações, gratificações entre outros muitos recursos que podem ser utilizados, valorizando assim o colaborador que é a maior ferramenta de trabalho da empresa.
Gestão de Pessoas a longo prazo é:
- Ajuda a organização alcançar suas metas realizando sua missão;
- Proporciona competitividade à organização;
- Garante a organização funcionários bem treinados, preparados e motivados para desempenhar suas funções;
-Ter colaboradores com auto realização e satisfeitos com o seu trabalho.
...