Gestão Desempenho
Artigo: Gestão Desempenho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: barbieri • 16/9/2014 • 2.007 Palavras (9 Páginas) • 492 Visualizações
esa que fundamenta a existência de processos de acompanhamento do desempenho dos gestores, avaliação de desempenho se refere à gestão econômica de operações específicas e aos custos e contribuições dessas operações ao resultado da empresa. Sob esse aspecto, a avaliação de desempenho diz respeito à análise dos resultados gerados pelas atividades e áreas organizacionais, de forma a delimitar as contribuições dos gestores e das áreas ao resultado da empresa, considera que a avaliação de desempenho se refere à avaliação dos resultados gerados pelas atividades sob a responsabilidade dos gestores. A associação desses resultados às responsabilidades de seus respectivos gestores permite identificar as suas contribuições e as de suas áreas aos resultados globais, a base fundamental para a avaliação de desempenho é que os gestores são autoridades em suas áreas e realizam gestões econômicas das atividades sob as áreas que estão sobre responsabilidades e são responsáveis pelos resultados por elas gerados. São também responsáveis pelos resultados proporcionados pelos eventos econômicos e pelos produtos e serviços a sua área, as informações para avaliação de desempenho na gestão constituem fortes indicadores para a avaliação de desempenho dos gestores. Demonstram que vêm conduzindo tais atividades no exercício de suas funções e diante da autoridade que lhe foi delegada para gerir recursos visando atendimento dos objetivos da empresa, nesse tipo de avaliação, os gestores são responsáveis pelos custos fixos diretamente associados às atividades de suas áreas sem rateio entre as mesmas. Oscustos indiretos que normalmente são de natureza fixa, representam um potencial de produção de geração de beneficio, sendo associáveis, portanto, às atividades produtivas e não aos produtos, para fim de avaliação. Dessa forma, evita-se rateio desses custos aos produtos e serviços eliminando-se a arbitrariedade envolvida nos tradicionais processos de custeio.
Hoje em dia os gestores possuem a compreensão da interação entre os modelos de gestão e decisão, é de fundamental importância, na medida em que devem integrar-se para contribuir para o aperfeiçoamento empresarial.
Atualmente o modelo de gestão deve estar sintonizado com o processo de planejamento, execução e controle operacional das atividades e estruturado com base na missão da empresa, em suas crenças e valores, em sua filosofia administrativa e em um processo de planejamento estratégico, que busca, em última instância, a excelência empresarial e a otimização do desempenho econômico da empresa, a principal contribuição de se dispor de um bom modelo de gestão, consiste na capacidade de mensurar o resultado analítico das diversas atividades e áreas organizacionais e não apenas o resultado global da empresa. Além do que, deverá estar configurado de modo a possibilitar a mensuração e informação do resultado das transações relativas a eventos econômicos planejados e realizados, com a globalização e diante da crescente expansão e complexidade das atividades empresariais e das constantes mutações doambiente, onde as organizações encontram-se inseridas, acentua-se a necessidade de adequar os sistemas de avaliação e gestão, a fim de suprir as carências dos gestores para a realização da eficácia empresarial, partindo de pressuposto de que o resultado da empresa é a soma do que for obtido em cada evento e transação, é necessário ter-se como proposta central a apuração de resultados econômicos globais do que for obtido em cada evento e transação, é necessário ter-se como proposta central a apuração de resultados econômicos globais da organização, priorizando, para tanto, a mensuração de resultado em um nível mais analítico, como forma de melhor explicar e entender o resultado global da empresa, um dos objetivos desta medida é provocar a criatividade dos gestores, propiciando melhoria nos resultados obtidos, não só pela diminuição de despesas, mas, sobretudo, pelo incremento de volumes, pela utilização eficiente de recursos, otimização da linha de produção, diminuição de prazos de estocagem e pela administração dos aspectos financeiros dos eventos e transações realizadas. Para os gestores, a compreensão da interação entre os modelos de gestão e decisão, é de fundamental importância, na medida em que devem integrar-se para contribui para o aperfeiçoamento empresarial, o processo de avaliação desempenho terá maior sucesso, à medida que sejam adotados modelos de gestão e decisão apropriados.
Diretor:
O cargo de um diretor exige coordenação sobre um determinado número de pessoas que executam as mais diversas funções.
O diretor da escola, independente se pública ou privada é responsável pela gestão financeira dos gastos e investimentos. Qualquer gasto esta sob sua supervisão e orientação. Uma qualidade indispensável ao diretor é a liderança, deve saber motivar seus funcionários assim como cobrar quando algo não esta bom.
Atribuições e competências
No início do ano, na reunião com docentes e funcionários, todos devem receber uma cópia dos seus direitos e deveres, que naturalmente, devem constar no Regimento da Escola.
Nesta reunião, a direção mostra a todos os segmentos suas atribuições e competências e debate com os demais componentes as suas próprias atribuições.
Coordenação
A função do coordenador é manter a linha direta entre o diretor e os professores,
o coordenador precisa estar sempre atento ao cenário que se apresenta a sua volta valorizando os profissionais da sua equipe e acompanhando os resultados, essa caminhada nem sempre é feita com segurança, pois as diversas informações e responsabilidades o medo e a insegurança também fazem parte dessa trajetória, cabe ao coordenador refletir sobre sua própria prática para superar os obstáculos e aperfeiçoar o processo de ensino. Esse profissional tem que ir além do conhecimento teórico, pois para acompanhar o trabalho pedagógico e estimular os professores é preciso percepção e sensibilidade paraidentificar as necessidades dos alunos e professores, tendo que se manter sempre atualizado.
Orientador pedagógico
O orientador educacional é um dos profissionais da equipe de gestão. Ele trabalha diretamente com os alunos, ajudando-os em seu desenvolvimento pessoal; em parceria com os professores, para compreender o comportamento dos estudantes e agir de maneira adequada em relação a eles; com a escola, na organização e realização da proposta pedagógica; e com a comunidade, orientando,
...