TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão E Liderança

Ensaios: Gestão E Liderança. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 4

Retrata-se ao longo do texto o assunto que está ligado a fatores sociais visando o desenvolvimento humano, o mundo do trabalho, e suas tecnologias em conjunto com os fatores culturais que são as mudanças de valores.

Utiliza-se ao longo do texto a palestra “Gestão, Liderança e Ética”, do Professor Mario Sergio Cortella, que retrata uma reflexão de como pensar em coletivo e como conduzir uma gestão pelos caminhos da ética e da liderança, visto que o seu próprio entendimento seja uma das principais buscas da sociedade.

Por algumas razões mais imediatas como o destino de uma família, uma empresa, uma comunidade e até mesmo um país, a capacidade de liderar sempre esteve ligada a tudo, mesmo de maneira difundida. Nesta nova era, gera-se uma discussão que pode ou não ser resultado de traços de uma personalidade, ou marca de nascença. O que se quer são pessoas que abracem causas e mobilizem outras, afim de que se tornem realidade.

Há pessoas que nascem líderes e outras que aprendem a desenvolver essa capacidade ao longo do tempo, e como líder ético retratamos o modelo de gestão de Nelson

Mandela pela sua determinação e luta pelos direitos humanos, além de cativar a humanidade e ser um grande exemplo de força e determinação.

Atualmente as qualidades de liderança são reconhecidas mundialmente como uma peça chave na administração. Um bom administrador deve ser por definição um líder e não apenas mais um chefe. A grande diferença entre eles é o modo de gestão perante a equipe. Enquando o chefe comanda, impõe ordens e é autoritário, o líder conduz e acaba inspirando as pessoas ao seu redor.

Segundo Cortella (2010, pág 76) “o líder é aquele que obtém satisfação procurando satisfazer a obra do outro”, visto que ele não pensa no poder como algo centralizado e sim em uma responsabilidade que deve ser dividida, sendo os resultados insatisfatórios ou glorificantes quando o objetivo é alçado, tem por objetivo crescer e levar sua equipe junto.

1 A ética dentro da liderança

1.1 Conceito de ética

Segundo Cotella (2010, pág. 106) “a ética é um conjunto de princípios e valores que você usa para responder as três grandes perguntas da vida humana: Quero? Devo? Posso?”. É o estudo do que é bom ou mau, justo ou injusto, e busca justificativas para as regras propostas pela Moral e pelo Direito.

A palavra ética vem do grego “ethos”, e significa caráter e modo de ser das pessoas. São práticas morais de uma sociedade e os princípios que cada um absorve. É a reflexão sobre a ação humana para extrair dela o conjunto excelente de ações, além de ter por objetivo interferir nas ações das pessoas em relação a lei e a moral. (PONCHIROLLI, 2009).

Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é proceder bem e não prejudicar o próximo. É ser um profissional dentro do ambiente de trabalho e cumprir com todas as atividades de sua profissão seguindo os princípios determinados pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho. (PONCHIROLLI, 2009).

Algumas pessoas confundem ética e moral, porém no contexto filosófico ambas possuem significados distintos. Moral teve origem do termo latino “morales”, e são os costumes, regras, convenções e tabus estabelecidos pela sociedade. (PONCHIROLLI, 2009).

“No nosso cotidiano, nos encontramos domesticados pelos valores morais vigentes. A experiência ética fundamental é descobrir a diferença o que é e o que deveria ser. Nas organizações, muitos dirigentes querem fazer o querem e não se perguntam o que deve ser feito. O fato de não saber agir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com