Gestão de Riscos
Seminário: Gestão de Riscos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: taquett • 4/11/2014 • Seminário • 325 Palavras (2 Páginas) • 185 Visualizações
O gerenciamento de riscos é um processo de gerenciamento que promove a conquista rentável dos objetivos organizacionais, a avaliação fornece informações confiáveis sobre as conquistas da atividade de gerenciamento de riscos. A empresa pode ter um pensamento sistêmico fazendo o seu negocio acontecer sem utilizar um sistema de gestão ISO como a base de suas estratégias e decisões ou utilizar um pensamento sistêmico no qual adota uma norma ISO que tem aceitação internacional. O processo de gestão de riscos segundo a norma ISO 31000 é basicamente na identificação do risco, análise e avaliação do risco e por fim o tratamento do risco.
O diagrama conceitual do risco serve como uma ferramenta para dinamizar o entendimento do gerenciamento do risco. O contexto interno é algo dentro da organização que pode influenciar a maneira pela qual uma organização gerenciará os riscos, ela se comunica continuamente com o contexto externo para assegurar que os objetivos e as preocupações das partes interessadas externas sejam considerados no desenvolvimento dos critérios de risco. Ameaças e oportunidades são fontes de riscos provenientes do ambiente externo, podendo as oportunidades serem uma fonte de ganhos e as ameaças serem uma fonte de perdas. As fontes de riscos ocorrem através de uma evento ou mudança em um conjunto especifico de circunstâncias, que causam um efeito (desvio em relação ao esperado) ou consequência que afeta os objetivos, estes que podem ter diferentes aspectos (tais como metas financeiras, de saúde e segurança e ambientais) e podem aplicar-se em diferentes níveis (tais como estratégico, em toda a organização, de projeto, de produto e de processo). Esses efeitos podem ser positivos (ganhos) ou negativos (perdas e danos). O ideal é que a organização (empresa) administre bem a incerteza para poder atingir seus objetivos através da combinação das consequências e de suas probabilidades. Como a chance de eliminar totalmente as ameaças externas são pequenas, elas devem ser identificadas, administradas e aproveitar bem as oportunidades que provavelmente se transformarão em ganhos (lucros).
...