HART (Highway Addressable Remote Transducer)
Artigo: HART (Highway Addressable Remote Transducer). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: diegosousa93 • 29/8/2014 • Artigo • 845 Palavras (4 Páginas) • 420 Visualizações
INTRODUÇÃO
O protocolo HART (Highway Addressable Remote Transducer) é um protocolo utilizado para comunicação entre sistemas de tempo real, principalmente em aplicações de automação industrial.
O protocolo HART permite a sobreposição do sinal de comunicação digital aos sinais analógicos de 4-20mA, sem interferência, na mesma fiação. O HART proporciona alguns dos benefícios apontados pelo fieldbus, mantendo ainda a compatibilidade com a instrumentação analógica e aproveitando o conhecimento já dominado sobre os sistemas 4-20mA existentes. Para Transmitir o sinal digital com o analógico, utiliza-se a técnica de FSK (frequency shift key) no qual um sinal senoidal de corrente pico a pico de 1mA na frequência de 1200KHz significa "1" e 2200KHz significa "0".
BENEFÍCIOS:
Muitos ainda não conhecem os maiores benefícios da tecnologia HART, tais como as conexões em tempo integral com sistemas em tempo real de gestão de ativos e/ou controle.
Abaixo segue algumas de suas principais características:
Aumentar a disponibilidade das instalações
Integrar dispositivos e sistemas para a detecção de problemas anteriormente não detectáveis.
Detectar problemas de conexão de processos e/ou dispositivos em tempo real.
Minimizar o impacto de desvios graças ao recebimento de alertas novos e antecipados.
Evitar os altos custos de paradas ou de interrupções não programadas de processos.
Reduzir os custos de manutenção
Verificar e validar com rapidez as configurações de dispositivos e malhas de controle.
Utilizar diagnósticos remotos para reduzir verificações de campo desnecessárias.
Capturar dados de tendência de desempenho para diagnósticos de manutenção preventiva.
Reduzir custos de inventários de sobressalentes e de gerenciamento de dispositivos.
Aumentar a conformidade normativa
Permitir o registro automatizado de dados de conformidade.
Facilitar testes automatizados de paradas de segurança.
Elevar o nível de integridade de segurança (SIL) com diagnósticos avançados.
Tirar proveito de dispositivos multivariáveis inteligentes para maior precisão e detalhamento de relatórios.
FUNCIONAMENTO
O protocolo HART utiliza o padrão Bell 202 de Chaveamento por Deslocamento de Frequência (FSK) para sobrepor os sinais de comunicação digital sobre o sinal de 4-20 mA.
Isso permite a comunicação de campo bilateral e possibilita que informações adicionais, além da variável normal de processo, sejam comunicadas de/para um instrumento de campo inteligente. O Protocolo HART comunica-se a 1200 bps sem interromper o sinal de 4-20 mA e permite que o aplicativo host (mestre) obtenha duas ou mais atualizações digitais por segundo a partir de um dispositivo de campo inteligente. Uma vez que o sinal digital de FSK é de fase contínua, não há interferência com o sinal de 4-20 mA.
A tecnologia HART é um protocolo mestre/escravo, ou seja, o dispositivo de campo inteligente (escravo) somente se manifesta se solicitado pelo mestre. O Protocolo HART pode ser utilizado em vários modos, tais como ponto a ponto ou multiponto,
...