Hibler lista 2
Por: John Kennedy • 20/9/2015 • Trabalho acadêmico • 558 Palavras (3 Páginas) • 351 Visualizações
UNIVERSIDADE TIRADENTES
ENGENHARIA CIVIL
MICHAEL PAULO SOUZA NUNES
RESENHA
DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E DA PESQUISA ACADÊMICA
Aracaju-SE
2015
MICHAEL PAULO SOUZA NUNES
RESENHA
DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E DA PESQUISA ACADÊMICA
Resenha apresentada ao Curso Engenharia Civil sob orientação da prof. Maria Balbina de Carvalho Menezes, como um dos pré-requisitos para a avaliação da disciplina de Metodologia Cientifica
Aracaju-SE
2015
MERTENS, K. S. R. Do conhecimento científico e da pesquisa acadêmica. In__________. et.al. Como Elaborar Projeto de Pesquisa: Linguagem e Método. Ed. F.G.V. Rio de Janeiro 2007. P. 13 – 24.
Roberto (Saraiva) Kahlmeyer-Mertens, professor e ensaísta, nascido em 1972, em Niterói , obteve o bacharelado, mestrado e doutorado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Leciona filosofia em diversas instituições de ensino superior nos niveis de graduação e pós graduação. Desenvolve pesquisas com ênfase em metafísica, fenomenologia e hermenêutica filosófica.
Este capitulo mostra que a grande caracteristica que sempre destinguiu os seres humanos das demais espécies foi a busca incessante por entender quais os segredos da existência, da criação e da evolução. E dessa forma a raça humana criou mecanismos capazes de entender a grande diversidade de fenômenos que ocorrem no universo. Esses mecanismos possibilitaram a grande evolução da tecnologia que se conhece atualmente, que traz cada vez mais facilidades para a humanidade. Um dos mecanismos fundamentais criado pelo homem para o desenvolvimento do conhecimento empirico e cientifico foi a pesquisa.
A pesquisa é um modelo programado de aprendizagem do ser humano, através do choque entre processo crítico e realidade, o que contribui para a formação da consciência crítica e do aspecto cientifico do pesquisador. Este processo de aprender a aprender, utiliza a dúvida como chave para o conhecimento, duvidar significa pensar e atráves da união do pensamento e dos passos que são conhecidos como a base da ciência contemporânea, o pesquisador consegue dominar uma série de técnicas e conhecimentos que iram auxiliar o desenvolvimento da pesquisa.
A base da ciência e da pesquisa cientifica está nos seguintes passos: a redução, a metodização, a experimentação, a quantificação e por fim a análise e generalização, cada passo tem uma função importante, por isso deve ser realizado continuamente, respeitando a ordem. O conhecimento do problema e a sua divisão, os métodos que vão ser utilizados, a realização das pesquisas e os experimentos, e a análise dos resultados serão de suma importância para entender o caráter que a pesquisa irá trazer, e de que forma ela poderá contribuir para os meios cientifico e social. Conclusões duvidosas são descartadas, pois a ciência não trabalha com incertezas.
...