TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hidraulica e Hiodrologia

Por:   •  30/9/2015  •  Seminário  •  2.503 Palavras (11 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 11

Apresentação do tema/Introdução à Água: (00:00-02:30)

        A Geologia e a hidrologia definem água subterrânea como sendo toda água que ocorre abaixo da superfície da terra, preenchendo os poros, ou vazios, do solo ou as fissuras das rochas. Esse é um assunto muito importante de ser estudado, pois as águas subterrâneas representam uma grande parcela da água do planeta, principalmente nos aquíferos, que são formações geológicas que por sua porosidade permitem a transição e armazenamento de água.

        Algumas características importantes de serem observadas são:
                •A água subterrânea é em quase sua totalidade doce, portanto, fora em casos de poluição,é própria para o consumo humano.

                •Em muitos locais sua extração pode ser muito complexa, devido à profundidade a qual se encontra, tipo de solo, ou presença de rochas muito duras.

                •Por se encontrar no subsolo, contém grande quantidade de minerais.

A água subterrânea é submetida à ação de duas forças principais, a de adesão, que é quando a água, devido a sua polaridade molecular, se liga a outros componentes, e a de gravidade, a qual compele à água a sempre que possível descer. Tais forças quais desempenham um papel essencial na manutenção do fluxo dos rios, lagoas e consequentemente a formação de bacias.

Após a precipitação, parte da água que atinge o solo se infiltra e permanece no interior do subsolo. Existem vários fatores os quais podem contribuir, ou influenciar a capacidade de infiltração de um solo, que é a quantidade de água que um certo solo pode absorver numa determinada condução, tais como:

• Tipos de Solo: Quanto mais poroso o solo, mais facilidade a água vai ter de transitar por ele, e maior vai ser o volume que ela vai ter para ser armazenada numa determinada porção de solo. Por exemplo: A presença de argila no solo diminui sua permeabilidade, não permitindo uma grande infiltração, já a areia ou um solo sedimentar, por serem muito porosos, contribuem para a ocorrência de infiltração.

• Cobertura vegetal: Um solo coberto por vegetação e mais permeável do que um solo desmatado, pois as raízes das plantas contribuem para a porosidade do solo e combatem a erosão.

• Inclinação do terreno: Em declividade acentuada a água corre mais rápido diminuindo a possibilidade de infiltração.

Grau de umidade do subsolo: Chuvas intensas saturam rapidamente o solo ao passo de chuvas demoradas tem mais tempo para se infiltrem.

No subsolo a água encontra-se basicamente em duas zonas, a Zona de Aeração e a Zona de Saturação:

  • A Zona de Aeração: É onde se encontram os poros no solo, a camada onde contem maior quantidade de ar, de modo que a água encontra maior espaço para se instalar nessa camada.
  • A Zona de Saturação: É caracterizada pela fase onde o solo se encontra saturado, ou seja, é quando as lacunas existentes entre os elementos componentes do solo se encontram preenchidos por água.

No tocante de zonas do subsolo, vale-se comentar que existem dois tipos básicos de disposições as quais a água pode se encontrar no subsolo, em lençóis freáticos e artesianos:

  • Lençóis Freáticos: São os que se encontram na zona de aeração, ou seja, as camadas mais superficiais do subsolo. Tal proximidade em relação a superfície contribuiu pela facilidade de extração pelo homem, mas também, consequentemente, para a sua contaminação.
  • Lençóis Artesianos: São aqueles que se encontram nas camadas mais profundas do subsolo, tornando sua extração mais difícil, mas também, consequentemente, menos poluídos. Para a sua extração é necessária a construção de poços artesianos, e muitas vezes é necessário que se atravessem  diversas rochas.

A água tende a descer indefinidamente, pela ação da gravidade, até que ela se encontre com um material ao qual ela não pode infiltrar-se ou ultrapassa-lo por adesão, como uma rocha muito maciça ou um solo argiloso. Esse acumulo de água que é gerado acima desses materiais impermeáveis forma reservatórios subterrâneos.

Importância da Água Subterrânea (2:30-8:30):

        Estima-se que aproximadamente 95% de toda água disponível para a humanidade esteja localizada em aquíferos, desconsiderando certamente as geleiras. Logo pode-se concluir que é preciso desenvolver uma conscientização acerca da importância da água subterrânea, pois a mesma é de suma importância para a manutenção da nossa vida na Terra. Existem países que 90% da água utilizada é proveniente do subsolo, como por exemplo a Alemanha e Holanda, segundo a Unesco.

        É interessante observar que a água não fica confinada ao subsolo, essa é somente uma fase do ciclo hidrológico, então em efeito cascada, qualquer alteração no ciclo pode afetar a água subterrânea, implicando talvez na morte de uma nascente, a poluição de um rio, ou talvez até a extinção de um riacho.

        Muitas comunidades, principalmente onde chuvas são muito esporádicas ou talvez até raras, dependem grandiosamente das águas subterrâneas. Como já foi anteriormente citado, a água transita no subsolo, escoando sobre as rochas e transitando para regiões mais propícias. Tal fenômeno contribui para que seja possível haver água mesmo em algumas regiões que não chove e não há rios no sobressolo.

        Nessas regiões provavelmente a água vai se encontrar em sua maioria na camada dos Lençóis artesianos, necessitando que haja a perfuração do solo em grande magnitude para que a mesma possa ser coletada. Por mais que seja um esforço grande que envolva um alto investimento, em certas regiões essa é a única opção existente para se obter água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (125.1 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com