Higiene e Segurança do Trabalho
Por: Daniel Santiago • 8/6/2019 • Trabalho acadêmico • 432 Palavras (2 Páginas) • 280 Visualizações
ATIVIDADE 3
Assista aos documentários "Não respire - Contém amianto" e "Carne e Osso" disponíveis nos links a seguir:
FILME “NÃO RESPIRE – AMIANTO” https://www.youtube.com/watch?v=NptrP1p3OQ4
FILME “CARNE E OSSO” https://www.youtube.com/watch?v=_X8ALDZH_Dk
Pesquise em outras fontes e pesquisas que julgue pertinentes. Há diversos textos, livros e vídeos sobre os temas, pesquisem e tirem as suas próprias conclusões!
Em relação ao primeiro vídeo, cabe esclarecer que não há dúvidas que a exposição ao amianto e a sua inalação trazem enormes prejuízos à saúde. Pesquisem na internet (vejam, por exemplo, o site da ABREA). Importante salientar que o STF proibiu o uso do amianto no Brasil no dia 29/11/2017.
Mas deixem-me colocar mais lenha nessa fogueira, pois cabem algumas considerações sobre esse tema... Só há amianto no subsolo de alguns países do mundo: Brasil, Canadá, China, África do Sul e Rússia. Portanto, o beneficiamento e o processamento podiam e podem ocorrer em qualquer lugar no mundo, mas a extração só nesses países. As mineradoras de amianto afirmam que o que existe é uma "barreira não tarifária" para garantir que o amianto não entre mais em alguns mercados.
Com a "epidemia" de asbestose nas décadas de 60 e 70, as mineradoras de amianto investiram em tecnologia e criaram/implementaram o UCA: Uso Controlado do Amianto. Cabe uma reflexão, por que o uso/manuseio de fontes de radiação ionizante pode ser muito mais perigoso que o uso do amianto e estas não foram banidas em nenhum lugar do mundo?
A proibição do uso de amianto obrigou a criação de materiais sintéticos para substituir o amianto nas indústrias. Não há estudos que comprovem que o uso desses materiais sintéticos não faça mal à saúde dos que os manipulam... Vale ressaltar: o uso do amianto faz mal à saúde! Mas será que o seu banimento foi realmente uma solução unicamente baseada na garantia da saúde das pessoas?
Em relação ao segundo vídeo, observe a quantidade de riscos a que estão expostos os trabalhadores de um dos maiores setores da economia brasileira, com ambientes incorporando o que há de melhor na tecnologia de produção.
Elabore um texto, de 25 a 30 linhas, respondendo às seguintes questões:
- Focar esforços em mudanças na legislação pode gerar respostas à altura dos desafios da promoção de SST nesses ambientes?
- Focar esforços em um sistema de fiscalização mais eficiente pode gerar respostas à altura dos desafios da promoção de SST nesses ambientes?
- Como envolver os empresários do setor na mudança da realidade do “Chão de Fábrica” para promover mais SST nestes ambientes?
- Como um técnico contratado por uma empresa do setor pode promover um ambiente de trabalho mais seguro e mais salubre nestas situações?
BOM TRABALHO!
...