Historia do compurador
Por: cesarberteline • 22/2/2017 • Trabalho acadêmico • 383 Palavras (2 Páginas) • 209 Visualizações
Era Antiga
Dispositivos de auxílio para cálculo tem sido utilizados desde a era antiga.
Possivelmente os primeiros “auxiliadores” de cálculo foram a vara de talhar e o ábaco, diz se possivelmente porque não existe documentos contando explicitamente esta parte da história.
A vara de talhar era utilizada como métodos de cálculo usando marcações na madeira, já o ábaco funcionava como uma espécie de tabua com marcações de ossos ou algum material parecido.
[pic 1]
Figura 1: Vara de talhar
[pic 2]
Figura 2: Ábaco
Era Renascentista
Durante a era renascentista o matemático e físico John Napier descobriu que multiplicação e divisão poderiam ser executadas através de uma série de adições e subtrações sucessivas, frente a esta descoberta ele desenvolveu os “Ossos de Napier”, um invento parecido com o Ábaco que simplificou a forma como era feita as multiplicações e divisões.
[pic 3]
Figura 3: Ossos de Napier
Logo após isso, Edmund Gunter criou uma forma de efetuar multiplicações e divisões usando uma régua logarítmica na faculdade de Oxford.
[pic 4]
Figura 4: Exemplo de uma régua de Gunter
Esta régua foi logo melhorada por William Oughtred, que “juntou” duas réguas de Gunter e adicionou uma forma de girar a mesma, facilitando assim as multiplicações e divisões.
Esta última régua foi utilizada por gerações de engenheiro e matemáticos no auxílio de cálculos complexos para a época.
[pic 5]
Figura 5: Exemplo de régua de Oughtred
Era Mecânica
No início da era mecânica Wilhelm Schickard criou a primeira maquina somadora com base construída que foi baseada nos “Ossos de Napier”. Devido a sua tecnologia rudimentar a mesma travava com bastante frequência.
[pic 6]
Figura 6: Máquina de calcular de Wilhelm
Wilhelm foi seguido por Blaise Pascal, que inventou a primeira calculadora mecânica enquanto ainda era jovem.
[pic 7]
Figura 7: Máquina de calcular de Pascal
Gottfried Wilhelm von Leibniz foi o próximo da lista, desenvolvendo uma máquina de cálculo que possibilitava adição, subtração, multiplicação e divisão, porem utilizando de um sistema para permitir a utilização de longa multiplicação e divisão. Leibniz também foi responsável pelas bases do sistema binário, uma parte central da utilização dos computadores atualmente.
[pic 8]
Figura 8: Máquina de calcular de Leibniz
Baseado na máquina criada Leibniz, Charles Xavier Thomas de Colmar desenvolveu a primeira máquina de calcular produzida em massa, conhecida como “Thomas Arithmometer”, esta utilizava um método similar a máquina de Leibniz.
[pic 9]
Figura 9: Máquina de calcular de Thomas
...