TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFILTRAÇÃO COMO DESTINO FINAL DE EFLUENTES DE LAGOAS DE TRATAMENTO DE ESGOTOS

Por:   •  25/8/2018  •  Artigo  •  4.705 Palavras (19 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 19

INFILTRAÇÃO COMO DESTINO FINAL DE EFLUENTES DE LAGOAS DE TRATAMENTO DE ESGOTOS.

DANIEL JOSÉ DE CARVALHO NETO1 KATYÚCIA VALÉRIA RODRIGUES DOS SANTOS2 PEDRO YGOR ROCHA DA SILVA3 RAFAEL NONATO MOREIRA DA SILVA4

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo analisar artigos que relatem a situação do solo e dos aquíferos após recebimento de esgoto tratado, o possível reuso do efluente e nível de remoção da matéria orgânica. No primeiro artigo [1], foram realizados ensaios com amostras de solo após certo tempo de infiltração de efluentes, para avaliar se houve alterações de suas características físico químicas, através dos parâmetros de granulometria, pH e matéria orgânica e comparar as diferenças entre o solo da área do entorno que não recebe efluentes da ETE. No segundo artigo [2], analisaram os impactos ambientais causados na qualidade da água subterrânea, através dos parâmetros químicos e bacteriológicos do aquífero freático. Para isso foram selecionados poços do tipo cacimba. No terceiro artigo [3], avaliou-se a possível reutilização dos efluentes de forma segura, com base nas características físico-químicas e bacteriológicas do efluente final do sistema de lagoas de estabilização, uma vez que o esgoto tratado, pode ser aplicado para a rega de jardins, na lavagem de calçadas, pisos e áreas comuns, para alimentar um sistema de ar condicionado, usar no sistema de descarga. No quarto artigo [4], foi avaliado a eficiência de remoção de matéria orgânica das lagoas de estabilização através de três fases: monitoração de rotina, estudo do ciclo diário e a determinação da constante de degradação da matéria orgânica. No entanto, realizou-se avaliações para garantir uma melhor qualidade ambiental não só pela proteção dos corpos aquáticos, quanto a sua qualidade, como em relação à quantidade de água potável disponível.

PALAVRAS-CHAVE: Infiltração de efluentes. Solo. Água subterrânea. Reuso do esgoto tratado. Remoção da matéria orgânica.

ABSTRACT

The present work has as objective to analyze articles that relate a situation of the soil and the aquiferos after the reception of treated sewage, the possible reuse of the effluent of organic matter removal. In the first article [1], soil samples at the right moment of effluent infiltration were carried out to evaluate if their chemical physical characteristics were detected, through the parameters of granulometry, pH and organic matter and comparison of soil texts. That are not effluent from the ETE. In the second article [2], to analyze the environmental impacts caused in the groundwater quality, through the chemical and bacteriological parameters of the groundwater aquifer. For this purpose cacimba wells were selected. In the third article [3], the possible reuse of the effluents was evaluated safely, based on the physical-chemical and bacteriological characteristics of the final effluent of the stabilization pond system, since the treated sewage can be applied for the Watering gardens, washing floors, floors and common areas, to power an air conditioning system, use no discharge system. In the fourth article [4], the efficiency of removal of organic matter from stabilization ponds was evaluated through three phases: routine monitoring, daily cycle study and a determination of the organic matter degradation constant. However, perform a review to ensure a better environmental quality not only for the protection of aquatic bodies, but also for their quality, as for the quantity of drinking water available.

KEYWORDS: Infiltration of effluents. Soil. Groundwater. Reuse of treated sewage. Removal of organic matter.

  1. INTRODUÇÃO

O crescimento populacional vem causando sérios impactos degradadores sobre o meio ambiente neste século. O desenvolvimento da indústria, comércio bem como os diversos ramos do meio rural e urbano são considerados determinantes para utilização de áreas de fragilidade ambiental.

O esgoto é gerado a partir da água de abastecimento e, portanto, sua medida resulta da quantidade de água consumida. Esta é geralmente expressa pela (taxa de consumo per capita), é usual a taxa de 200 L/hab. dia, variável segundo hábitos e costumes de cada localidade. Tendo em vista o crescimento populacional excessivo, a utilização do solo como área de infiltração para efluentes domésticos tem sido utilizada por diversas estações de tratamento de esgoto.

A utilização do solo como área de infiltração tem sido utilizada por estações de tratamento para dar um destino final aos efluentes. O Lançamento deve ser realizado em áreas onde não haja utilização de agua subterrânea para consumo e bacias de drenagem. A preocupação com efluentes infiltrados é de relevada importância para se avaliar as características naturais do solo, PH granulometria e matéria orgânica. e suas modificações ao longo do tempo com o lançamento de esgoto tratado no solo. 

Alguns anos atrás, acreditava-se que as águas subterrâneas estavam naturalmente protegidas da contaminação pelas camadas dos solos e das rochas. Entretanto, a partir de então, passaram a serem detectados traços da presença de contaminantes em águas subterrâneas, e diversos estudos têm sido conduzidos no sentido de avaliar a sua qualidade.

No entanto, o presente trabalho tem como objetivo analisar artigos que avaliaram as propriedades do solo através de parâmetros como: granulometria, pH e matéria orgânica. As características físicas, químicas e biológicas da água subterrânea de forma a atender aos padrões de saúde e qualidade ambiental definidos na Resolução CONAMA nº 357/2005. No sentido de verificar possíveis contaminações decorrentes da infiltração de efluentes de lagoas de tratamento de esgoto, os quais comprometem a qualidade da água para o consumo humano.

2 METODOLOGIA E REFERENCIAL TEÓRICO

A elaboração do artigo foi realizado com base nos arquivos disponibilizados e através de pesquisas. Um dos artigos que utilizamos foi: características do solo das valas de infiltração de efluente da ETE Ponta Negra de A. S. Santos e R. L. Lopes, que nele relatava o processo de infiltração dos esgotos tratados no solo e também toda a importância de um monitoramento do solo, para que não haja poluição nos das águas subterrâneas onde parte da zona sul da cidade é abastecida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)   pdf (814.9 Kb)   docx (611.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com