INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS
Por: Livia Pimenta • 12/7/2018 • Trabalho acadêmico • 6.148 Palavras (25 Páginas) • 269 Visualizações
[pic 1]
GCA-125-INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS
INSTRUMENTAÇÃO DE UMA PLANTA DE PROCESSAMENTO DE MAIONESE
Roney AlvesdaRocha
ProfessorDCA/UFLA
Alunos:
Gabriela Swerts Pereira– 201310612
Larissa Sousa Barbosa - 201310598
Stefânia Pereira Claudiano - 201310418
Lavras-MG
2018
Sumário
1. INTRODUÇÃO 2
2. OBJETIVO GERAL 3
1.1. Objetivos específicos: 3
1.2. Justificativas para a aquisição e instalação de sensores e controladores no processo industrial 3
3. DESCRIÇÃO DO PROCESSO PRODUTIVO 3
3.1 Definição de Produto 3
3.2 Processo de Produção do Produto 3
3.3 Layout da fábrica 5
4. PROCESSO DE FABRICAÇÃO 6
4.1Descrição e caracterização das variáveis controladas, variáveis manipuladas e variáveis de perturbação 6
4.2.Estratégias de controle a serem adotadas para o processo industrial 6
4.3 Descrição, justificativa e caracterização dos sensores a serem colocados na fábrica 6
4.4 Descrição, justificativa e caracterização dos controladores a serem colocados na fábrica 6
4.5 Layout de instrumentação do processo de fabricação 6
4.6 Diagrama de blocos da instrumentação do processo de fabricação 6
5. SEGURANÇA INDIVIDUAL E COLETIVA DOS TRABALHADORES 6
6. UNIDADE DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS E EFLUENTES 12
6.1 Descrição e caracterização das variáveis controladas, variáveis manipuladase variáveis de perturbação 12
6.2 Estratégias de controle a serem adotadas para a unidade de tratamentode resíduos e efluentes da indústria 12
6.3 Descrição, justificativa e caracterização dos sensores a serem utilizados na unidade de tratamento de resíduos e efluentes da indústria 12
6.4 Descrição, justificativa e caracterização dos controladores a serem utilizadosna unidade de tratamento de resíduos e efluentes da indústria 12
6.5 Layout de instrumentação para a segurança individual e coletiva dostrabalhadores 12
6.6 Diagrama de blocos da instrumentação para a segurança individual e coletiva dos trabalhadores 12
7. PLANO DE INSPEÇÃO 12
7.1 Manutenção preventiva 12
7.2 Manutenção preditiva 12
7.3 Manutenção corretiva 12
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
INTRODUÇÃO
Segundo a Brasil trends 2020 com base nos fatores de demanda, como crescimento e envelhecimento da população no Brasil e no mundo, o aumento do poder de compra, a redução do número de filhos por família, a participação das mulheres no mercado de trabalho e maior acesso à informação, entre outros, chegou-se a cinco grupos de tendências, validadas por estudos elaborados por centros de referência internacionais. São elas: sensorialidade e prazer; saudabilidade e bem-estar; conveniência e praticidade; confiabilidade e qualidade; sustentabilidade e ética.
O setor de molhos e temperos não poderia deixar de seguir essa tendência, em 2010 o site Supermercado Moderno noticiou o Impulso de vendas dos molhos na versão onse, o mercado de molhos de tomate a partir disso não parou de crescer. Houve uma alta em volume que esteve acima de 10%. Em 2009, a categoria subiu 14% em volume e 13% em valor.
Outro destaque do setor a partir de 2010 foram os molhos saborizados. Eles ajudam a aumentar o tíquete da categoria e a atrair público. A margem bruta é de 40%, enquanto a da versão tradicional é de 30%. Segundo Cepêra Alimentos as pessoas querem produtos cada vez mais completos e de rápido preparo, atributos que os molhos saborizados proporcionam.
Portanto analisando os produtos lançados nos últimos 3 anos, abril de 2013 à abril de 2016 segundo o site Supermercado Moderno e a revista insumos as principais tendências atendidas foram: molhos como catchup, mostarda amarela, mostarda com mel, molho 3 em 1, molhos de tomate tipo caseiro, molho barbecue, linhas Gourmet, linhas Premium com produtos feitos a partir de matéria prima importada ou selecionada, temperos e moedores com nomes de chefes renomados da gastronomia mundial, são exemplos que encaixam-se na tendência de sensoriabilidade e prazer, para atender os consumidores com paladar diferenciado, mais exigentes.
Outra tendência atendida são os produtos destinados a conveniência e praticidade é uma das principais tendências atendidas por esse setor, pois os produtos desse setor, são na grande maioria produtos prontos e como forma de inovação podemos citar as embalagens em saches que não amassam e tem substituído as latas, pois permitem a utilização de todo o produto e levam mais facilidade de uso para o consumidor, além de fácil armazenamento.
Considerando o crescimento deste setor e detectando uma oportunidade de sucesso para a construção de uma nova empresa, decidiu-se elaborar o projeto de uma indústria para a produção de maionese com sabor azeitonas pretas, comercializada em saches. A empresa se situara no município de Lavras- MG por ser uma região propícia para obter matéria-prima necessária a este produto sendo comercializado inicialmente no sul do estado de Minas Gerais com projeção para outros estados.
...