ISO 14001
Por: Frank Augusto • 21/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 939 Palavras (4 Páginas) • 369 Visualizações
A montadora da FIAT no Brasil está instalada na região metropolitana de Belo Horizonte, desde de 1976 e, a partir da década de 90, voltou-se para um desenvolvimento sustentável visando diminuir os impactos ambientais e sociais.
A política ambiental da empresa está baseada em 5 “s” ou “sensos” da conceituação de origem japonesa, sendo eles a organização, a limpeza, a participação, a conservação e a simplificação, como também três “r” que significam redução na geração de resíduos, reaproveitamento de resíduos ao máximo e reciclagem.
Essa empresa já investiu mais de R$40 milhões na área de gestão ambiental para minimizar os impactos ambientais. Como exemplo, temos o complexo ecológico, onde estão instalados o Complexo de Tratamento de Líquidos e Efluentes que possibilita o reuso de 99% da água e a Ilha ecológica que recebe todos os resíduos da fábrica que serão destinados ao tratamento adequado, com aproveitamento de 100%, onde 95% são reciclados e 5% são reutilizados. Isso demonstra que a empresa preocupa-se com o meio ambiente e prioriza o desenvolvimento sustentável.
Para satisfazer o desejo de um desenvolvimento sustentável, a empresa utiliza-se de materiais “verdes”, ou seja, fontes de matérias primas renováveis, tais como combustíveis alternativos, polímeros, biopolímeros, fibras vegetais, óleos vegetais além de envolver um processo de reciclagem e destinação dos materiais. A FIAT também retirou os materiais pesados como o chumbo, mercúrio, cádmio do seus produtos, que passam pela verificação de um sistema informatizado, para garantir que essa etapa esteja sendo cumprida corretamente.
Como resultado de todo esse investimento temos produtos como o Uno Ecology, que apresenta na sua constituição materiais reciclados como o bagaço da cana de açúcar, garrafas PET no tecido dos tapetes e bancos e fibra de coco e látex no estofamento dos acentos, também projetado para suprir-se totalmente de etanol, um combustível que permite o carro emitir zero CO² no ciclo completo. Esse produto é equipado com um painel fotovoltaico que pode gerar até 35W, considerando um exposição solar de 8h diárias durante um mês.
Outro carro FIAT que segue o padrão de sustentabilidade é o Palio Weekend Elétrico. Esse produto não emite nenhum tipo poluentes e quase não emite ruídos. É movido pela carga de sua bateria, carregável numa tomada 220V durante 8h, que faz até 120 km na carga completa e faz de 0 a 60 km/h em 9 segundos, atingindo sua velocidade máxima de 100 km/h.
É possível encontrar no Brasil o Palio Weekend Elétrico no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu PR, e no Arquipélago de Fernando de Noronha RN.
Após a implantação do SGA na empresa, foi comprovado que houve benefícios financeiros, como consequência da nova estrutura organizacional e sensibilização dos funcionários quanto ao desperdício dos recursos naturais. Os dados abaixo permitem a comparação entre o antes e depois da certificação ISO 14001:
ANTES DO SGA DEPOIS DO SGA
Consumo de Energia Elétrica 795kWh/ veículo 430 kWh/ veículo
Consumo de Água 7,0 m3/veículo 4,0 m3/ veículo
Recirculação de Água 60% 92%
Geração de Resíduos 400 kg/ veículo 250 kg/ veículo
Reciclagem de resíduos 70% 90%
...