Informações acessadas
Tese: Informações acessadas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: diegoruza • 25/5/2013 • Tese • 1.044 Palavras (5 Páginas) • 231 Visualizações
• Passo 1
Informações acessadas.
• Passo 2
Imagens observadas
• Passo 3
O alumínio é um elemento químico de símbolo Al de número atômico 13 (treze prótons e treze elétrons) com massa atómica 26,9 u. Na temperatura ambiente é sólido, sendo o terceiro elemento metálico mais abundante da crosta terrestre. Seu ponto de fusão é de 660º C e de ebulição 2520 º C. Sua leveza, condutividade elétrica, resistência à corrosão e baixo ponto de fusão lhe conferem uma multiplicidade de aplicações. Entretanto, mesmo com o baixo custo para a sua reciclagem, o que aumenta sua vida útil e a estabilidade do seu valor, a elevada quantidade de energia necessária para a sua obtenção reduzem sobremaneira o seu campo de aplicação, além das implicações ecológicas negativas no rejeito dos subprodutos do processo de reciclagem, ou mesmo de produção do alumínio primário.
Símbolo Al
Número atómico 13
Massa atómica 26,98154 g/mol
Estado de oxidação 3
Ponto de fusão 660,45 ºC
Ponto de ebulição 2520 ºC
Densidade 2,7 g.cm-3
Potencial de ionização 5,98 eV
Potencial eléctrico 1,66 V
Electronegatividade 1,5
Volume atómico 9,99 cm-3
Entalpia de fusão 10.71 kJ/mol
Entalpia de vaporização 143.9 kJ/mol
Pressão de vapor 1 mm Hg a 1284 ºC
Solubilidade Solúvel em HCl, H2SO4, água quente e soluções alcalinas
A seguir são apresentados alguns exemplos de propriedades intensivas e extensivas, com os respectivos símbolos e unidades SI entre parênteses:
• Propriedades intensivas: temperatura (T em K), pressão (p em Pa), massa volúmica (ρ em kgm-3), ponto de fusão (T em K), ponto de ebulição (T em K).
• Propriedades extensivas: massa (m em kg), volume (V em m3), quantidade de substância (n em mol), energia interna (U em J), entalpia (H em J), entropia (S em J/K), capacidade calorífica (Cp ou CV em J/K), energia de Gibbs (G em J).
Exemplos de propriedades intensivas do Alumínio
Ponto de fusão 660,45 ºC
Ponto de ebulição 2520 ºC
Volume atómico 9,99 cm-3
Exemplos de propriedades extensivas do Alumínio
Entalpia de fusão 10.71 kJ/mol
Entalpia de vaporização 143.9 kJ/mol
Densidade 2,7 g.cm-3
Massa atómica 26,98154 g/mol
• Passo 4
O alumínio é um metal leve, macio e resistente. Possui um aspecto cinza prateado e fosco, devido à fina camada de óxidos que se forma rapidamente quando exposto ao ar. O alumínio não é tóxico como metal, não-magnético, e não cria faíscas quando exposto a atrito. É muito maleável, muito dúctil, apto para a mecanização e fundição, além de ter uma excelente resistência à corrosão e durabilidade devido à camada protetora de óxido. É o segundo metal mais maleável, sendo o primeiro o ouro, e o sexto mais dúctil. Por ser um bom condutor de calor, é muito utilizado em panelas de cozinha.
Considerando a quantidade e o valor do metal empregado, o uso do alumínio excede o de qualquer outro metal, exceto o aço. É um material importante em múltiplas atividades econômicas.
O alumínio puro é mais dúctil em relação ao aço , porém suas ligas com pequenas quantidades de cobre, manganês, silício, magnésio e outros elementos apresentam uma grande quantidade de características adequadas às mais diversas aplicações. Estas ligas constituem o material principal para a produção de muitos componentes dos aviões e foguetes.
Quando se evapora o alumínio no vácuo, forma-se um revestimento que reflete tanto a luz visível como a infravermelha, sendo o processo mais utilizado para a fabricação de refletores automotivos , por exemplo. Como a capa de óxido que se forma impede a deterioração do revestimento, utiliza-se o alumínio para a fabricação de espelhos de telescópios, em substituição aos de prata.
Devido à sua grande reatividade química é usado, quando finamente pulverizado, como combustível
...