Informe sobre como funciona a empresa de publicidade
Seminário: Informe sobre como funciona a empresa de publicidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 27/3/2014 • Seminário • 1.003 Palavras (5 Páginas) • 351 Visualizações
Relatório de como funciona uma empresa de publicidade e propaganda.
Setores, de forma bem resumida:
Administrativo: composto de uma ou quantas pessoas forem necessárias (de acordo com o “porte” da agência), sendo que engloba (ou pode englobar): Administração Geral, Finanças, RH, Jurídico, Serviços Gerais, etc.
Atendimento: quase sempre é (ou deveria ser) o único que tem contato direto com o cliente.
Planejamento: recebe as informações colhidas junto ao cliente (objetivos, verba), determinando “o que” deverá ser feito para se cumprir o que se deseja.
Pesquisa: Supre o setor de Planejamento das informações necessárias (de mercado, concorrência).
Criação: Departamento responsável por criar as peças e campanhas determinadas pelo Planejamento. Geralmente composto no mínimo por Diretor de Arte e Redator, pode conter ainda o Webdesigner, Revisor, etc.
Mídia: Realiza as negociações e monta os mapas de mídia, conforme o que foi planejado veicular (rádio, TV, jornal, revista, outdoor, etc.)
Produção: Cuida da produção e finalização do Material Gráfico que será desenvolvido. Pode englobar Produtor Gráfico, Assistente Gráfico, Assistente de Computação, Orçamentista.
RTVC: é a sigla para rádio, televisão e cinema. Este setor cuida da produção, gravação e edição das peças para estas mídias.
Em algumas grandes agências existe ainda o Tráfego, que é responsável por transitar as diversas informações entre os departamentos já citados.
IMPORTANTE SABER!
MERCADO. É um ramo extremamente concorrido, principalmente no que diz respeito ao atendimento das chamadas grandes contas (empresas de maior porte). Em contrapartida,
as oportunidades no segmento são vastas - principalmente no atendimento às micro e pequenas empresas que precisam de apoio profissional para desenvolver material de apresentação (logotipos, cartões de visita, material de escritório), de campanhas publicitárias completas, dentre outros. Os valores cobrados pelos trabalhos executados têm custos específicos orientados por uma tabela emitida pelos Sindicatos das Agências de Propaganda de cada Estado.
ESTRUTURA. A estrutura básica deve contar com uma área com espaços bem distintos para recepção, atendimento aos clientes, administração e criação. Algumas agências adotam espaços únicos, sem divisões, proporcionando a participação da equipe em todos os processos, cabe ao empreendedor definir o sistema mais adequado às caracterísiticas do seu grupo de trabalho.
EQUIPAMENTOS. Os equipamentos básicos são:
- Móveis e materiais de escritório;
- Telefones, aparelho de fax, computadores, etc.
INVESTIMENTO. Deverá cobrir gastos com equipamentos, móveis, telefones e todo o aparato de informática. Em termos de pessoal, deve-se incluir uma secretária e um diretor de arte. Com essas características, os gastos ficarão em torno de .
PESSOAL. O número de funcionários irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, porém, deverá se contar com uma equipe composta por: Responsável pela criação, Responsável pela redação, Assistente financeiro administrativo, Secretária e Oficce-boy.
Tanto o Responsável pela criação como o pela redação, devem ser formados em publicidade. É muito importante, ao selecionar os funcionários, certificar-se de que além de competência, possuam afinidade com o estilo da agência.
FLUXO DE TRABALHO. As informações são colhidas nas empresas clientes e passadas para a agência, que cria e transforma essas informações em peças publicitárias, que serão confeccionadas e divulgadas através do “veículo” adequado. Este processo se dá da seguinte forma:
– Contato: O relacionamento de uma agência de propaganda com qualquer cliente chama-se conta, e o elemento desse setor responsável pelo atendimento a determinada empresa, chama-se contato. É ele quem visita as empresas clientes
periodicamente, aprende sobre o seu negócio, leva seus problemas para a agência e traz as soluções publicitárias;
– Pesquisa: Costumam-se elaborar pesquisas específicas para melhor conhecimento do mercado e fundamentação das estratégias publicitárias escolhidas, para o lançamento de
algum novo produto ou serviço;
– Criação: O processo de trabalho varia de uma agência para outra. Algumas trabalham com duplas de criação com redatores de texto e diretores de arte, que dão a forma gráfica no caso de peças impressas. Outras possuem criadores que sintetizam as duas partes do processo, além de criadores de comerciais (para tv)e sports (para rádio).
– Produção: É responsável pela finalização de todo material, de acordo com os orçamentos previamente aprovados. É o setor que contrata produtoras de vídeo, (para comerciais de tv), estúdios de som e locutores (para os spots de rádio) ou ilustradores, (para as peças impressas e gráficas). Pode ser subdividida em RTV (rádio e tv) e Gráfica (materiais impressos);
– Mídia: Participa da escolha dos veículos adequados. O plano de mídia representa o maior volume de gastos em uma campanha de propaganda;
– Tráfego: Acompanha o desenvolvimento do trabalho em todo o percurso, cobrando e fazendo cumprir os prazos. É comum em pequenas agências o “tráfego” ser exercido por profissional de algum outro departamento.
Legislação Específica
Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
- Registro na Junta Comercial;
- Registro na Secretária da Receita Federal;
- Registro na Secretária da Fazenda;
- Registro na Prefeitura do Município;
- Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
- Registro no Sindicato Patronal;
O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).
Algumas leis que regem o setor:
- LEI 4.680/65 e o DECRETO 57.690/66. Regulamentam o exercício da profissão de publicitário, as agências de propaganda e os negócios publicitários no Brasil, além das Normas Padrão para apresentação de serviços pelas agências e do Código de Ética dos Profissionais da Propaganda, documento este que através de 50 artigos e 19 anexos disciplina as normas éticas a serem obedecidas pelos anunciantes e agências de publicidade.
- LEI 9.610/98. Lei de Direitos Autorais.
Ainda existe o CONAR - Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária, composto de uma Câmara central e de outras espalhadas pelo Território Nacional, formadas por anunciantes, representantes de veículos e publicitários.
ABNT
24.1.2 As áreas destinadas aos sanitários deverão atender às dimensões mínimas essenciais. O órgão regional competente em
Segurança e Medicina do Trabalho poderá, à vista de perícia local, exigir alterações de metragem que atendam ao mínimo de conforto exigível. É considerada satisfatória a metragem de 1 metro quadrado, para cada sanitário, por 20 operários em atividade.
24.1.2.1 As instalações sanitárias deverão ser separadas por sexo.
...