TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informática & Contabilidade

Trabalho Universitário: Informática & Contabilidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  1.963 Palavras (8 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 8

Resumo

Atualmente todos precisam da informática, seja para uso doméstico ou de pequenos a grandes negócios. O objetivo desta pesquisa foi verificar a importância da informática para a contabilidade dentro do contexto atual, principalmente no que se refere a mudanças ocasionadas na execução das atividades e no perfil do profissional contábil. A pesquisa foi delimitada através da literatura especializada existente sobre o referido tema, adotando a pesquisa bibliográfica desenvolvida por intermédio de material já elaborado em relação ao tema do estudo.

Palavras chave: Informática, contabilidade, mudanças.

1 Introdução

A profissão contábil vem passando por processos de melhoria e aprimoramento durante séculos. Houve mudanças significativas tanto nas normas e padrões que norteiam a Contabilidade, quanto nos procedimentos contábeis. Com a informatização e o advento da Internet, as velhas rotinas operacionais cedem espaço para a modernização sistemática dentro das organizações, livros, registros, fichários, formulários contínuos cedem espaço a disquetes, amplos arquivos engavetados são armazenados em arquivos nos microcomputadores e viram planilhas de informações com acesso livre a diversos usuários.

Graças ao computador, o contador está mais para um analista de contabilidade do que um mero preenchedor de fichinhas e guias. Isso se deve ao fato de que os softwares fazem de tudo dentro do departamento de contabilidade, dentro de uma empresa ou em um escritório de contabilidade.

Nesse novo contexto, o contador precisa estar ciente das inovações tecnológicas, incorporando-as não apenas nos procedimentos contábeis básicos, como também em situações que exijam uma análise contábil mais apurada e complexa.

A presente pesquisa teve como objetivo mostrar a importância e as vantagens da informática para o Contador e para as empresas que adotam essa tecnologia, além de mostrar o novo perfil que os futuros profissionais da área devem assumir para que não percam mercado para outras profissões.

2 Contabilidade antes da informática

Os procedimentos eram manuscritos, mecânicos e passaram a ser informatizados. Não se admite mais os antigos métodos da escrituração contábeis feitos á mão ou pelas obsoletas máquinas de escrever e calcular.

As melhorias na forma de fazer a contabilidade de uma empresa, utilizando-se a tecnologia da computação, trouxeram enormes benefícios para os profissionais da área. Os lançamentos no diário e no razão tornaram-se muito práticos, sendo feitos de forma simultânea quando são utilizados sistemas informatizados.

2.1 Evolução da informática na contabilidade

Utilizando-se das máquinas processadoras (os computadores), a informática tem sido um dos ramos do conhecimento que mais tem se desenvolvido na atualidade, contribuindo de forma relevante para o desenvolvimento de outras ciências.

Na história da informática, segundo relata Machado (1986, p.39-40), vários acontecimentos marcaram o desenvolvimento tecnológico, dentre eles vale destacar:

• A invenção da calculadora de Pascal em 1642, que através de procedimentos ainda rudimentar, com ganchos para digitação dos números efetuava as operações de soma e subtração.

• Em 1812, o matemático Babbage dá um segundo passo quando ao consultar tabelas de logaritmos percebeu a existência de erros e decidiu construir uma máquina para computar tabelas matemáticas. Ele só não esperava que ao criar comandos específicos, sua máquina não se comportasse apenas como uma simples calculadora, mas como uma máquina analítica que podia ser programada, tanto que em 1859 quando finalmente foi construída foi adotada por várias empresas e companhias de seguros.

• A partir de 1940, surgem na história da humanidade os primeiros computadores eletrônicos, do tamanho de uma sala inteira e trabalhando através do uso de válvulas, conhecidos como os computadores de primeira geração. No fim da década de 50, com o advento dos transistores surge os computadores de segunda geração, cujo período vai de 1955 a 1965.

• Em 1965, com o surgimento do circuito integrado, um componente eletrônico que contém vários transistores integrados em um único componente, começa a terceira geração de computadores. Esses com melhor acesso e significativamente menor que o das gerações anteriores, possibilitando compartilhar o mesmo espaço que os profissionais ocupam nos escritórios e nas empresas .

• Em 1970, a INTEL lança nos EUA, o primeiro microcomputador conhecido como 8008.

De lá até os dias atuais, o microcomputador, vêm cada dia mais sendo inserido no fluxo das operações e serviços das empresas, através da distribuição de processamentos de dados nos diversos programas à disposição do usuário. Evidentemente, a Contabilidade não poderia deixar de sofrer a influencia desse desenvolvimento.

3 A importância

Vivemos em um tempo em que a única certeza é a mudança constante, cujos efeitos somente conhecemos após ocorrerem. Daí a importância da tecnologia da informação, o que significa que profissionais, como Contadores, precisam estar preparados para se ajustarem às mudanças, identificando os problemas, os riscos e principalmente, as oportunidades que surgem com a adoção de novas tecnologias. As inovações ocorridas nas áreas de computação, telecomunicações e eletrônica afetarão todos os negócios, grandes e pequenos, mudando, também, nossas vidas no lar.

O sistema de informação é de suma importância para a Ciência Contábil. Os contadores trabalham com informações e essas devem ter como características principais, a velocidade e a segurança, tendo em vista que além de o mundo ser dinâmico, o que exige que as decisões sejam tomadas a cada instante, as organizações, assim como as pessoas, necessitam estarem bem informadas, em tempo real.

A princípio, o sistema de informações era utilizado para alcançar os objetivos da produtividade e da lucratividade, capacitando as pessoas a alcançar resultados mais rápidos e com menor custo. Hoje, as redes de informações têm avançado significativamente, capacitando Contadores, homens de negócios, fornecedores a comunicarem-se por meio de serviços online, redes internas da empresa e outros meios de comunicação, como a internet, por exemplo.

Hoje, pode-se divisar um futuro que nos permite, em qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, acessar todas as informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com