Infraestrutura E Logística Dos Modais No Brasil
Artigos Científicos: Infraestrutura E Logística Dos Modais No Brasil. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: luizamendonca200 • 27/3/2014 • 4.875 Palavras (20 Páginas) • 498 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso Superior Tecnologia em Logística
Atividades Práticas Supervisionadas
Disciplina: Intermodais
“Infraestrutura e Logística dos Modais no Brasil”
Prof. Marcelo Carvalho
Delson Vander Coelho do Nascimento – RA 366324
Hildo Galindo da Silva - RA 366331
Marina Setuko Suguri - RA 366353
Mozart Rubem dos Santos – RA 386646
Sandra Jurema Souza Vieira – RA 354536
Paraty/RJ
Junho/2013
Atividades Práticas Supervisionadas
Disciplina: Intermodais
Prof. Marcelo de Carvalho
Atividade Avaliativa: Atividades Práticas Supervisionadas apresentadas ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina de Intermodais para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa. Sob a Orientação do Professor – Tutor Presencial – Maria Luiza Mendonça.
Paraty/RJ
Junho/2013
SUMÁRIO
1 -INTRODUÇÃO 3
2 - EVOLUÇÃO DOS TRANSPORTES. 4
3. MOTIVOS E CONSEQUÊNCIAS DO MODAL RODOVIÁRIO NA MATRIZ BRASILEIRA DE TRANSPORTES 9
4. INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA DOS MODAIS. 14
5. CONCLUSÃO. 18
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordaremos o sistema de transportes no Brasil e no mundo, sua evolução e importância para a economia do país. Veremos os tipos de modais existentes suas características, identificando seus gargalos e possíveis soluções. Também veremos a importância do modal rodoviário, sua infraestrutura e a dependência do Brasil em sua matriz de transportes. A importância da infraestrutura adequada para a logística utilizar o modal correto para o transporte adequado dos produtos e redução de custos.
2. EVOLUÇÃO DOS TRANSPORTES
Desde o inicio dos tempos até os dias de hoje, o homem vive criando instrumentos que possibilitem suprir suas necessidades de sua sobrevivência, habitação, roupas, móveis, ferramentas, comunicação, armas e transporte.
Os povos primitivos viajavam a pé e carregavam nas costas tudo o que tinham e assim se deslocavam lentamente. Há cerca de 5000 anos o homem começou a se instalar em aldeias, vilas e depois cidades e passaram a utilizar animais para transportas suas cargas.
Com a invenção da roda surgiram os primeiros carros puxados pelos próprios homens e algum tempo mais tarde esses mesmos carros passaram a ser puxados por animais, surgindo então às carroças. Na Roma antiga foram criados os primeiros elementos básicos do sistema viário, surgiu assim o trânsito e seus problemas, solucionados pela criação de sinalizações, marcos quilométricos, indicadores de sentido e as primeiras regulamentações de tráfego.
Na idade média, com desenvolvimento do comércio, diligências e carroças percorriam quase toda a Europa, se fazendo necessário e quase obrigatório a manutenção de boas estradas em todos os países. Com o fim da "Guerra dos Cem Anos” (que durou 116 anos), entre a Inglaterra e a França, o movimento aumentou nas estradas e foi criado o primeiro mapa de caminhos. Dos povos antigos, pelo menos dois realmente construíram estradas, procurando unir todo o seu império: os persas e os romanos. Há pouco mais de 100 anos foi inventado o automóvel, quando surgiu movido a gasolina era muito caro onde somente os ricos podiam possuir. O automóvel com motor de combustão interna foi inventado na Alemanha, em 1885, por Karl Benz e Gottlieb Daimler. Décadas depois, o americano Henry Ford, passou a fabricar carros em série. Os primeiros foram os modelos “T”, fabricados de 1908 a 1927, venderam mais de 15 milhões de unidades. Hoje a indústria automobilística produz motocicletas, automóveis e caminhões cada vez mais modernos, barateando seus custos possibilitando que um número maior de pessoas possa adquiri-los.
O homem também com a necessidade de transpor os rios e assim juntando troncos de madeira inventou as balsas que deram origem os barcos. A utilização de navios como meio de transporte se alastrou há 5.000 anos na civilização ocidental, com a invenção do Barco a Vela. A utilização da força do vento tornou possível o deslocamento de pessoas e mercadorias por distâncias cada vez maiores. Com a chegada das “Caravelas”, que eram navios maiores, com vários mastros com velas, que possibilitavam maior rapidez no deslocamento, portugueses e espanhóis desenvolveram grande perícia na navegação e dominavam os mares. Criaram escolas de navegação como a de Sagres em Portugal, onde grandes navegadores se formaram como Vasco da Gama e Cristóvão Colombo. Foi a bordo de uma caravela que Pedro Álvares Cabral no ano de 1500 descobriu o Brasil. A criação do barco a vapor dificilmente pode ser creditada a um inventor particular, pois a adaptação do motor a vapor para propulsão de embarcações foi tentada por vários projetistas, tanto na Europa quanto na América. Hoje são fabricados desde pequenos barcos de pesca, veleiros, lanchas até grandes transatlânticos, navios cargueiros e imensas balsas que são utilizadas nas hidrovias.
Um dos grandes avanços nos transportes foi desenvolvido pelo padre jesuíta belga, Ferdinand Verbiest, que inventou um dos precursores do trem, ao idealizar em 1681 uma máquina movida a vapor,
...