Instalações portuárias
Por: pjm.pablo • 21/12/2024 • Bibliografia • 3.056 Palavras (13 Páginas) • 38 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Assunto:
Diagnóstico do sistema portiuário do município de Santo Antônio do Içá/AM e proposta de adequadção do referido sistema por meio da construção de uma Instação Porfuária Publica de Pequeno Porte — IP4 — no referido municipio.
Anexo (s):
- Relatorio Fotogrofico da situação atual do Terminal Hidroviario do município.
- Pranchas com a proposta do porto IP-4 a ser construído
I - APRESENTAÇÃO
O município de Santo Antônio do Içá localiza-se no estado do Amazonas, na Mesorregião do Sudoeste Amazonense, pertence a Microrregião do Alto Solimões, que reúne nove municípios: Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamim Constant, Fonte Boa, Jutaí, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tonantins.
Faz limite com os seguintes municípios : Norte: Japurá e Tonantins; Oeste: Colômbia; Leste: Jutaí e Amaturá; Sul: São Paulo de Olivença e Tabatinga
É distante 880,9 quilômetros de Manaus em linha reta e 1310 km por vias fluviais. De Manaus a Tabatinga (Rio Solimões), a navegação é viável para navios com calado de até 5 metros. A sua profundidade varia entre 8 e 20 metros.
[pic 3]
A economia do município é baseada na pesca, agropecuária e prestação de serviços.
Uma das características do município são os mais de 20 lagos, de fácil acesso para a pesca alimentar e esportiva.
O terminal hidroviário até então existente no município é constituído de uma balsa ( 76 metros de comprimento, 17 metros de boca (largura) e 2,5 metros de pontal ), com cobertura em estrutura metálica. O terminal dispõe ainda de duas câmaras frigoríficas para armazenamento de pescado.
[pic 4]
[pic 5]
Observa-se que o terminal portuário existente no municípioapresenta peculiaridades que dificultam o bom uso da estrutura por parte da população:
- Não é viável o acesso de veículos à balsa.
- O acesso por escadaria e rampas dificulta o embarque e desembarque de idosos, acidentados e pessoas com mobilidade reduzida.
- À época da vazante o acesso é ainda mais complexo devido ao afastamento da balsa da margem, ocasionando o aumento da extensão das rampas de acesso.
[pic 6]
A Proposta:
O Terminal Hidroviario ae Tabafinga esto situaao no margem esqueraa ao rio Solimoes, fazendo fronfeira com a Colombia, disfanfe 1.105 km em linna reta e 1.607 km via fluvial do capital ao Esfado.
A vistoria técnica foi realizaaa no referido ferminal hidroviârio, no infuito de verificar, através de uma anâlise técnica, as condi5oes atuais em que se encontra o mesmo, seja referente â parfe naval, como to mbém a orea em que foi implantaao o retroporto.
- CARACTERISTICAS SISTEMA NAVAL
Trés pontes metolicas, sendo a ponfe ae acesso construida em estrutura metolica do fipo trelig ada, constifuida de 01 voo fixo e 02 moveis, sendo que a parte fixa fern uma extensoo ae 1 2,00 metros, e a pane movel tern o comprimento de 32 metros e outra de 45 metros e largura de 5,50 metros respectivamente.
As ponfes sao aotaaas de passarelas laterais, nos dois lados, para serem ufilizadas pelos passageiros, sem prejuaicar o trofego ae veiculos no pista central.
No meio aa articula5âo das duos pontes moveis, enconfra-se um flutuador prismofico metolico, consfruiao em chapa ae ago de forma to retangular instalaao entre auas torres, e que servem ae apoio para as pontes ae acessos, Yanto no enchente quanto no vazante.
Um Cais Flutuante tipo monobloco consfruiao de ago naval com 62,00 m de comprimento, 16,00 m ae boca, possuinao aois convenes com acesso por rampa e escada para peaestres, com estrufura do tipo longifudinal com transversais espa5aaas em 2,00 m e calado ae 1,00 metro.
- CARACTERISTICAS RETROPORTO
Esta5oo Hidroviâria ae Passageiros, com Area total de aproximaaamente 504,00 m“, em alvenaria, com esfrutura metolica no cobertura e telnas ceramic as. O prédio comporta os seguintes espa5os: nall, escriforio, solo aa aaministra5oo, sanitorios masculino, feminino e ae deficientes fisicos, lancnonete, fraldorio, lojas, guichés para compra e venda ae passagens e balcâo ae afenaimenfo, Area ae embarque e aesembarque e saguâo;
O préaio do administra5oo tern uma orea consfruiaa de 134,20 m“, paredes em alvenaria, cobertura em cimento amianto tipo kalhetâo apoiaaa sobre pet as de maaeira, esquaarias de aluminio, piso ceromico e forro de tabique.
O armazém tern uma Area construida de 240,00 m“, paredes em alvenaria, e cobertura em esfrutura mefolica e telha tipo brasilit, dotaao de portoo de ago fipo de correr e esquaaria metolica.
GUARITA, com orea focal de 18,23 m’ e, utilizada para fiscalizagâo no entraaa e saiaa de pessoas: veiculos e mercadorias. A mesma foi construida em alvenaria, com estrutura metolica no cobertura e felna ceromica. Serve ae abrigo ao encarregado das operagoes de confrole de acesso ao ferminal e possui ainda um sanitorio;
Area ae ESTACIONAMENTO ae veiculos, pavimentaaa em blocos infertravaaos ae concreto:
A seguir apresentamos os desenhos de:
[pic 7]
Figura 1 ImpIant• soo do Porto Fluvial de Tabatinga
[pic 8]
[pic 9]
Figura 2 Perfil do Porto Fluvial de Tabatinga
- ANALISE TECNICA
Em vistoria realizaaa “in loco" foi verificada a necessidade ae reparos de manutengâo em aiversos locais do terminal hidroviorio tan to no area ao retroporto como no estrutura naval. Tenao como urgencia o sistema ae fundeio. Com isso, constafamos ainda os seguinfes itens:
...