Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia
Por: catanossi • 26/3/2020 • Trabalho acadêmico • 2.008 Palavras (9 Páginas) • 195 Visualizações
Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia – ICET[pic 1]
Campus São José do Rio Preto JK
Engenharia Básica
Protótipo de carro propulsão a ar
Discentes:
Eduarda Marques Carvalho - D740HJ3 Guilherme Zainum Silva - N2977E0 Júlio César Mariano De Freitas - N24827-0 Isabela Carolina De Deus Tonon - N136677 |
Luis Matheo Toro De Socorro - D61DFJ0 |
Marcelo Oliveira De Paula - D76FGD3 |
Pâmela Ramos Catanossi - N365BJ7 |
Rayssa Dos Santos De Oliveira - N2274H5 |
Rodrigo Correa Guizellini - D718789 |
Silvanir Gomes Nogueira - N333BH1 |
Docente:
Elio Idalgo
Turma: EB3A28, EB4A28 E EB4B28
Novembro - 2019.
INTRODUÇÃO
A competição do protótipo de carro movido a ar é uma atividade acadêmica que algumas instituições realizam. A “modalidade” que envolve alunos dos cursos de engenharia tem o intuito agrupar pessoas que partilham o mesmo objetivo, distribuir tarefas e obrigações, determinar prazos no cumprimento das mesmas, contabilizar e dividir os custos do projeto. Através da simulação de um ambiente de trabalho, o docente irá desafiar e avaliar o grupo e equipe na elaboração do proposto, colocando em xeque a desenvoltura e grau de compromisso de cada indivíduo, quesitos indispensáveis e primordiais no mercado de trabalho no qual poderão determinar a contratação ou permanência do indivíduo em uma empresa.
OBJETIVO
Com o objetivo de percorrer certa distância imposta por um trajeto, era necessário conhecimento técnico em diversas áreas para alcançar a ideia da criação do carrinho.
É notório que esse evento tem como objetivo estimular e incentivar o trabalho em equipe, promover e aflorar a criatividade, o espírito competitivo e o respeito mútuo.
METODOLOGIA
O desenvolvimento do projeto foi totalmente planejado e discutido em grupo, para que as ideias pudessem ser analisadas e verificadas se era possível utiliza-la no nosso projeto. Os materiais utilizados pelo grupo foram:
- Garrafa pet 2 litros;
- Cantoneira de alumínio;
- Rebite De Alumínio;
- Tampinha de garrafa;
- Conector Pneumático Macho 1/4x06;
- Manômetro Radial;
- Distribuidor De 12 Saídas;
- Válvula De Esfera ¼;
- Tubo Pu Azul;
- Rodinhas de Nylon;
- Alicate;
- Trena;
- Porca curta de latão;
Regras:
As regras estabelecidas para a criação do protótipo são:
- Chassi (material de livre escolha);
- Mínimo de 3 rodas; (as rodas deverão ser feitas, não aceitará rodas prontas);
- 1 válvula de controle do fluxo de ar de saída; (a válvula de entrada de ar é a mesma de saída – válvula com engate rápido pneumática de 6 mm);
- 1 ou mais reservatórios de ar comprimido (exemplo: garrafa PET);
- 1 coletor de ar comprimido, que receberá o fluxo de ar de todos os reservatórios e centralizará em um único jato propulsor; (não será permitido o uso de coletor de ar comprimido feito com tubo de PVC);
- Para alimentação dos reservatórios de ar, será necessário utilizar uma válvula de bloqueio com engate rápido (pneumático) de 6 mm;
- 1 suporte para acomodar uma carga de 2 kg (consultar dimensões da carga com os técnicos dos laboratórios de Física);
- Conexões pneumáticas industriais para realizar a distribuição do ar comprimido obrigatoriamente pelas tampas dos reservatórios;
- Dimensões Máximas permitidas:
a) Comprimento: 900 mm
b) Largura: 700 mm
c) Altura: 600 mm
DESENVOLVIMENTO
Devido à corrida armamentistana segunda guerra mundial, houve uma busca desenfreada pelo melhor sistema de propulsão a jato, já que os motores a foguete eram ineficientes para serem usados na aviação. Em seu lugar, por volta dos anos da década de 1930, o motor a combustão interna em suas diversas formas (rotativos, radiais, ar-refrigerados e refrigerados a água em linha) eram os únicos tipos de motores viáveis para o desenvolvimento de aviões. Esses motores eram aceitáveis em vista das baixas necessidades de performance então exigidas, dado o menor desenvolvimento dos meios técnicos.
Entretanto, os engenheiros estavam já a prever, conceitualmente, que o motor a pistão era auto-limitado em termos de performance; o limite era e é dado essencialmente pela eficiência da hélice. Isto se dá quando as lâminas da hélice aproximam-se da velocidade do som. Se a performance do motor, assim como a do avião, aumentasse sempre, mesmo com essa barreira, ainda assim haveria a necessidade de se melhorar radicalmente o desenho do motor a pistão ou um tipo completamente novo de motor teria que ser desenvolvido.
** Propulsão
Até o momento não sabe ao certo quem descobriu os princípios da propulsão a jato. Os historiadores afirmam que Heron, sábio matemático egípcio inventou um aparelho chamado copilia, constituído por uma esfera rotativa, movida por vapor d’ água, saindo através de bocais presos à referida esfera. A água era colocada numa bacia e depois de vaporizada, passava para a esfera, escapando pelos bocais fazia a esfera girar.
Propulsão é o processo de alterar o estado de movimento ou de repouso de um corpo em relação a um dado sistema de referência. Este processo pode ser realizado por vários meios, usando-se fontes de energia diversas, por exemplo, a energia das ligações químicas moleculares, a energia elétrica armazenada em baterias ou proveniente de painéis solares. Um corpo pode ser acelerado através de fontes de energia internas, isto é, transportadas junto com ele, como é o caso de combustíveis armazenados em tanques, ou por fontes externas, como é o caso da pressão de radiação solar.
...