Instrumentos de Bancada e Geração de Sinais AC
Por: gabriel8989 • 15/8/2017 • Trabalho acadêmico • 946 Palavras (4 Páginas) • 470 Visualizações
Gabriel Santos, Rômulo Vinicius
Prática de Circuitos Eletrônicos 1
Turma A – Semestre 2017/01
RELATÓRIO
EXPERIMENTO 01
Instrumentos de Bancada e Geração de Sinais AC
Sumário
1. Introdução 3
2. Objetivos 4
3. Materiais Utilizados 4
4. Procedimento Experimental e Resultados 5
5. Discussão 6
6. Conclusões 6
7. Referências 8
1. Introdução
Na análise de circuitos atualmente é de extrema importância se ter em mãos algumas ferramentas que auxiliam a realização desta tarefa. Essas ferramentas visam uma otimização nos métodos utilizados, para compreender o funcionamento dos circuitos, sendo diversos equipamentos que se adequam de acordo com a necessidade de cada circuito, seja produzindo tensões de alimentação de diferentes voltagens ou criando variações de frequências, a fim de testar circuitos sobre determinadas situações. Assim, torna-se compreensível a importância do uso de materiais de auxílio na análise de circuitos.
As ferramentas aqui demonstradas serão:
- Multímetro ET1110 da Minipa: utilizado na realização de medição de grandezas elétricas, e pode medir corrente elétrica, tensão e resistências.
Figura 1: Multímetro ET1110 da Minipa.
- Gerador de função modelo GV-2002 da iCEL: este equipamento gera sinais de variadas formas de onda, numa faixa ampla de frequência e é utilizado geralmente para testes de equipamentos de todos os tipos como circuitos eletrônicos.
Figura 2: Gerador de função GV-2002 da iCEL.
-Osciloscópio modelo 2530 da BK Precision: Este equipamento um instrumento que realiza medições e possibilita a visualização graficamente sinais eléctricos.
Figura 3: Osciloscópio 2530 da BK Precision.
2. Objetivos
Este experimento consiste em demonstrar o funcionamento do osciloscópio e do gerador de funções, bem como entender o funcionamento dos sinais AC.
3. Materiais Utilizados
Para realização do experimento os seguintes equipamentos foram utilizados, estes materiais estão descritos logo abaixo:
Jumper -
Multímetro ET 1110 da minipa
Osciloscópio 2530 da BK Precision
Fonte de Alimentação MPL-3305 da Minipa
Cabo BNC/pin -
Protoboard Mp-2420a da Minipa
Gerador de função SDG 1020 da SIGLENT e GV-2002 da iCEL
Cabo Banana/pin -
Tabela 1: Materias utilizados
4. Procedimento Experimental e Resultados
Para realização deste experimento, foram utilizados os materiais descritos anteriormente, a fim de produzir correntes que pudessem ser visualizadas no osciloscópio. Através do osciloscópio, pode-se obter diversas informações referentes aos sinais gerados pelo gerador de funções. Essas informações são o valor eficaz, o valor médio, entre diversas outras medidas que o osciloscópio fornece.
Primeiramente, regulou-se o gerador de funções, para mostrar o sinal que se desejava criar (senoidal, quadrada ou triangular) com a faixa de frequência correta (2 kHz ou 20 kHz para essa parte).
A primeira função de onda analisada foi a de onda triangular. A partir da seleção do tipo da onda, foi necessário ajustar a frequência para 4 kHz, conforme o exercício. Pôde-se então verificar o valor eficaz de 1.92 V e o valor médio de 0.240 V. Em seguida foi selecionada a função de onda senoidal, com a frequência ajustada para 1 kHz. Obteve-se 1.68 V para o valor eficaz e 0.080 V para o valor médio.
Assim, conectou-se o cabo BNC-BNC na entrada CH2 do osciloscópio e no gerador de funções. Quando se realiza esse procedimento, já é possível visualizar a onda triangular e os valores médio e eficaz no painel do osciloscópio. Pode-se ainda ajustar alguns valores das formas de onda, como a amplitude, a escala dos eixos, entre outros.
Neste experimento, também foi colocado o gerador de funções (com sinal AC) e a fonte de alimentação (com sinal DC) em série. Com isso, em vez de alternar o valor de 0 V até o valor da amplitude, o valor começou a alternar a partir de um valor fixo, que foi
...