Integração do Modelo de Maturidade Maturável
Pesquisas Acadêmicas: Integração do Modelo de Maturidade Maturável. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: costawf • 8/11/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 1.647 Palavras (7 Páginas) • 406 Visualizações
Universidade CEUMA
Curso de Sistemas de Informação
CMMI: Capability Maturity Model Integration
São Luís - MA
2014
Amanda Lobato Sampaio
Luiz Felipe Meireles
Magno César França Ribeiro
Saulo Costa Duarte
Talison Rafael Dias Carneiro
Wesle Francisco Santos Costa
CMMI: Capability Maturity Model Integration
Trabalho apresentado à disciplina de Qualidade e Avaliação de Software do Curso de Sistemas de Informação, como requisito para a obtenção de nota parcial do segundo bimestre.
Professor: Paulo Rocha.
São Luís - MA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .................................................................................................. 3
2 CMMI.................................................................................................................. 4
2.1 HISTÓRICO ........................................................................................................ 4
2.2 ESTRUTURA DAS REPRESENTAÇÕES DOS NÍVEIS DO CMMI............... 4
2.2.1 Níveis de capacidade ............................................................................................ 4
2.2.2 Níveis de maturidade ........................................................................................... 5
2.3 BENEFÍCIOS ...................................................................................................... 7
3 CONCLUSÃO .................................................................................................... 8
REFERÊNCIAS ............................................................................................................... 9
1 INTRODUÇÃO
É cada dia maior o número de empresas que buscam melhorias em seus processos de desenvolvimento de software, procurando entregar produtos melhores, mais rapidamente e de baixo custo. Além do aumento da produtividade e da diminuição do retrabalho, elas buscam um melhor relacionamento com seus clientes por meio do melhor planejamento e gestão de suas atividades de desenvolvimento e da diminuição no número de defeitos nos produtos entregues.
Existe hoje uma crescente demanda pela qualidade da prestação de serviço ao cliente, e as empresas têm trabalhado em prol da sua fidelidade. Essa demanda por qualidade tem motivado a comunidade para o desenvolvimento de modelos que podem ser orientados por duas visões, a de processo e de produto.
Existem diversos modelos e normas que visam à qualidade de software. Para esse trabalho, foi selecionado CMMI Capability Maturity Model Integration, muito utilizado nas organizações de Tecnologia da Informação (TI). Falaremos do seu conceito, histórico e sua estrutura junto com seus benefícios para as organizações.
2 CMMI
A CMMI Capability Maturity Model Integration é um metamodelo voltado para a capacidade de maturidade de processos de software, descrevendo princípios e práticas relacionadas ao processo de desenvolvimento de produtos e serviços tecnológicos.
Esse modelo visa ajudar organizações envolvidas com o desenvolvimento de software a melhorar a capacidade de seus processos, por meio de um caminho evolucionário que considera desde processos com resultados imprevisíveis e até mesmo caóticos para processos disciplinados e definidos, com resultados previsíveis e com possibilidade de melhoria.
2.1 HISTÓRICO
A CMM foi originalmente desenvolvida e atualizada pelo Software Engineering Institute na década de 1990 como uma estrutura de melhoria de processos completa. Hoje evoluiu tornando-se a CMMI Capability Maturity Model Integration, mais abrangente e qualificada em uma série de capacidades e sistemas e engenharias de software que deve está presente à medida que as organizações alcançam diferentes níveis de maturidade e capacidade de processos.
2.2 ESTRUTURA DAS REPRESENTAÇÕES DOS NÍVEIS DO CMMI
A CMMI representa um metamodelo de duas maneiras diferentes que são chamados de níveis que serve para descrever o caminho evolucionário recomendado para as organizações para melhorar os processos e uso para o desenvolvimento de seus produtos e serviços. Esses dois níveis correspondem às duas formas de representação da CMMI: por estágios e contínuas. Independente da representação que for selecionada, o conceito de níveis é o mesmo.
2.2.1 Níveis de capacidade
Pertence à representação contínua e são aplicados para atingir melhorias nos processos organizacionais nas áreas de processos individuais. Existem seis níveis de capacidade, numerados de 0 a 5.
• Nível de capacidade 0 (Incompleto) – Neste nível de capacidade, a área de processo não alcança uma ou mais metas específicas. No CMMI a coisa é binária, ou seja, não adianta fazer o quase. Assim sendo, a área de negócio classificada no nível zero significa a mesma não é executada ou é executada de forma parcial.
• Nível capacidade 1 (Executado)
...