Os Modelos de Maturidade
Por: Juan Lara • 4/4/2017 • Monografia • 6.030 Palavras (25 Páginas) • 383 Visualizações
Gerenciar projetos é uma arte e, portanto, exige conhecimento, habilidades e um conjunto de técnicas. • Para que os fatores de sucesso sejam alcançados, ou seja com clientes satisfeitos com o resultado, prazos efetivamente cumpridos como acordado, ausência de desvios no orçamento, produtos dentro das especificações técnicas são alguns dos pontos que definem o êxito de um projeto precisamos de uma equipe que possua conhecimento enraizado, ou seja, equipe madura para o desenvolvimento do trabalho e assim conseguir alcançar os fatores de sucesso de forma mais tranquila.
Introdução • Existem barreiras para que os projetos não atinjam um resultado pleno. Porém, não só problemas externos surgem. Outras dificuldades frequentes e referentes à própria gestão do projeto devem ser foco de atenção como: – Falta de clareza ao comunicar o que precisa ser feito; – Basear o plano em informações insuficientes ou inadequadas; – Estimar pouco tempo para que as atividades aconteçam adequadamente; – Superestimar o conhecimento dos envolvidos para execução das atividades; – Estabelecer metas imprecisas e impossíveis de serem alcançadas; – Desconsiderar a percepção de pessoas não envolvidas, como o usuário final.
Introdução
• Cada gestor de projeto deve observar e buscar maneiras de resolver da melhor forma seus riscos e dificuldades para que o sucesso integral seja obtido. Com esse intuito, sabendo da importância da gestão dentro de uma estrutura organizacional, foram desenvolvidos padrões e modelos de maturidade específicos para cada tipo de projeto. O guia mais usado e reconhecido mundialmente é o PMBOK, o qual sinaliza a existência de mais de 27 modelos de maturidade de projetos.
O que é um modelo de maturidade?
• Basicamente, um modelo de maturidade é uma forma para avaliar o
quão hábil é uma organização para gerenciar seus projetos. Isso
significa que ele possibilita que seja identificado em que nível está a
maturidade em gestão de projetos e, assim, ajuda o gestor a definir o
melhor caminho para que o sucesso pleno seja alcançado. Dessa
forma, encontram-se caminhos para elevar a produtividade geral e o
nível de satisfação dos envolvidos.
O que é um modelo de maturidade?
• Os modelos de maturidade derivam dos esforços para um
gerenciamento de qualidade dentro da indústria ao longo dos anos,
onde a melhoria contínua nos processos busca maiores resultados. São
diversas as formas de análise da maturidade, mas elas se baseiam na
idéia de avaliar a competência organizacional na realização de
atividades-chave. Os fatores que influenciam nesta competência em
gestão de projetos são provenientes da soma dos esforços da equipe
disponível, do gestor do projeto e da organização como um todo.
O que é um modelo de maturidade?
• No geral, qualquer processo de gestão de projetos pode ser
desenvolvido a partir do foco em um novo nível de maturidade, em
implementação e obtenção de resultados. Assim, modelos de
maturidade podem ser muito bem adaptados ao seu processo de
gestão dos seus projetos. O segredo é que você conheça onde sua
empresa está e como ela pode chegar ao sucesso na execução dos
projetos.
Quais os principais modelos de maturidade?
Como dito anteriormente, são muitos os modelos de maturidade disponíveis. Exemplos – Center For Business Practices – Harold Kerzner - PMMMM – Modelo de Berkeley – ESI International – SEI: CMM e CMM-I – PMI: OPM3 – Prado: MMGP
Quais são as 5 principais características dos modelos de maturidade? 1. Disponibilidade – Corresponde à forma como o modelo é, efetivamente, disponibilizado. Basicamente, é como o material necessário para implementação é obtido. 2. Formato de Questionário – Em si, qual o formato das questões do modelo? Se são abertas, fechadas, usam escala Likert ou outros formatos. A ideia é entender qual se adequa mais a sua estrutura de gestão. 3. Avaliação – Determina a fórmula quantitativa com a qual a sua maturidade é matematicamente mensurada. Ela demonstra se faz ou não sentido e sua abordagem administrativa.
Quais são as 5 principais características dos modelos de maturidade?
4. Aderência ao Planejamento Estratégico – A qual avalia se o modelo de maturidade se encaixa, adequadamente ou não - fazendo os devidos ajustes - ao planejamento organizacional estratégico e mesmo operacional. 5. Plano e Medição de Melhorias – Referente a forma como se dá a implementação de melhorias na gestão de projetos.
Modelo CMMI CAPABILITY MATURITY MODEL INTEGRATION
Criado pela SEI – Software Engineering Institute, da Carnegie Mellon University (CMU), o CMM teve sua elaboração iniciada em 1986, sendo concluída somente mais tarde, em 1993, atendendo a uma necessidade do Departamento de Defesa Norte-Americano que buscava avaliar seus fornecedores de Software (PAULK et al, 1995, apud, SANTOS, 2009).
Este modelo é definido como uma aplicação de conceitos de gerenciamento de processos e de melhoramento da qualidade para o desenvolvimento e manutenção de softwares. O CMM pode ser conceituado ainda como uma aplicação sistêmica de conceitos de gestão de software e de melhoria na qualidade do desenvolvimento e na manutenção de software, podendo ser considerado como um guia para a comunidade de softwares ou como um modelo para melhoria organizacional e como estrutura fundamental para métodos seguros de avaliação.
Modelo CMMI
• Este modelo é descritivo uma vez que possui atributos que irão caracterizar uma organização em um determinado nível de maturidade, sendo a maturidade de um processo de software definido como: a garantia de um processo específico ser determinado, gerenciado, dimensionado, controlado e efetivado.
•
...