Introduçao A Engenharia
Casos: Introduçao A Engenharia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tarik • 29/4/2013 • 2.704 Palavras (11 Páginas) • 680 Visualizações
1. Arquitetura de computadores
1.1 Introdução à terminologia básica
1.1.1 Processamento de Dados
Série de operações que se aplica a um conjunto de dados (entrada) para obter outro conjunto de dados ou resultados (saída).
Ex.:
. Procurar um número de telefone na lista telefônica e anotá-lo em uma caderneta;
. Somar valores de compras no supermercado;
. Classificar várias contas e pagá-las em ordem de data de vencimento.
Elementos Básicos:
a) Dados iniciais - as informações iniciais são aquelas que estão sujeitas a certas transformações:
b) Transformações - são as modificações efetuadas no conteúdo ou na forma dos dados iniciais;
c) Resultados finais - o produto dos dados iniciais após as transformações.
Tipos de Processamento
a) Manual - é aquele feito manualmente, sem a utilização da máquina. Ex.: dar baixa, no talão de cheques, de um cheque emitido.
b) Semiautomático - é quando operações são feitas por máquinas, mas exigem a intervenção humana.
Ex.: rotinas de contabilidade que usam máquinas junto com processamento manual.
c) Automático - é quando todo o processamento é feito por máquinas.
Ex.: executar uma tarefa valendo-se exclusivamente de um computador.
Para resolver determinados problemas, sobretudo de cálculo, o homem inventou máquinas chamadas COMPUTADORES que, uma vez programados, efetuam o PROCESSAMENTO DE DADOS com muita rapidez e segurança, fornecendo os resultados desejados.
1.1.2 Processamento eletrônico de dados
É o processamento de dados com a utilização do computador. Diz-se eletrônico porque os computadores atuais são formados por componentes eletrônicos.
Vantagens do computador
• processa grande volume de dados com rapidez;
• trata grandes quantidades de informação com segurança;
• não cansa - uma vez programado é capaz de processar 24 horas por dia;
• realiza cálculos com exatidão;
• oferece grande disponibilidade de acesso às informações nele armazenadas;
• pode ser programado.
Desvantagens do computador
• não é criativo;
• não trabalha bem com a ambiguidade;
• as linguagens de programação dos computadores não corrigem os erros lógicos dos programas;
• alto custo (embora decrescente);
• obsolescência.
Informática
(INFORmação autoMÁTICA)
Ciência que abrange todas as atividades relacionadas com o processamento automático de informações, inclusive o relacionamento entre serviços, equipamentos e profissionais envolvidos no processamento eletrônico de dados.
Dado
E a informação que será trabalhada durante o processamento.
Ex.: no Vestibular: nome, identidade, opções.
Instrução É uma operação elementar que o computador tem a capacidade de processar. A instrução trabalha com os dados. Pode se dizer que são as ordens executadas pelo computador.
Cada computador tem o seu repertório de instruções. As instruções comuns em quase todos os computadores são:
• instruções para entrada e saída (EIS) de dados;
• Instrução de movimentação de dados (transferência);
• instruções aritméticas;
• instrução de comparação;
• instrução de controle de sequência.
Programa
É o roteiro que orienta o computador, mostrando-lhe a sequência de operações necessárias para executar uma determinada tarefa, sendo assim, uma sequência de instruções que dirigem a UCP na execução de alguma tarefa.
Diz-se que um programa é composto por uma série de comandos ou instruções.
Hardware e software
Um sistema de computação compreende dois elementos básicos:
• hardware: conjunto de componentes mecânicos, elétricos e eletrônicos com os quais são construídos os computadores e equipamentos periféricos;
• software: conjunto de programas, procedimentos e documentação que permitem usufruir da capacidade de processamento fornecida pelo hardware.
2 HARDWARE
2.1 Organização funcional de um computador
O computador é formado por um grupo de unidades ou equipamentos conectados entre si. Cada unidade desempenha funções específicas no processamento:
Sistema Central:
Unidade Central de Processamento (UCP) (ou Central Processing Unity (CPU))
Unidade de Controle
Unidade Aritmética e Lógica
Clock
Memória Principal
Interfaces
Unidades de Entrada e Saída (E/S)
2.1.1 Sistema central
2.1.1.1 UCP (ou Microprocessador)
Unidade de Controle: Controla o fluxo de informações entre todas as unidades do computador e executa as instruções na sequência correta
Unidade Aritmética e Lógica (UAL) (ou Arithmetic and Logic Unity (ALU)) ou ainda(ULA - Unidade Lógica e Aritmética)
Realiza
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