Introdução A Linguagens De Programação
Dissertações: Introdução A Linguagens De Programação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alepecanha • 6/10/2013 • 888 Palavras (4 Páginas) • 607 Visualizações
1. Quais são os passos que devem ser seguidos para que um programa de computador realize as ações necessárias para transformar os dados de entrada em dados de saída.
1 Definir o problema a ser solucionado.
2 Formular o modelo lógico ou matemático do problema.
3 Expressar o modelo em termos de um programa de computador.
4 Executar o programa no computador.
5 Analisar os resultados para verificar se o problema original foi solucionado.
2. Defina Linguagem de Programação.
Uma linguagem de programação é uma notação para escrever programas, através dos quais podemos nos comunicar com o hardware e dar assim as ordens adequadas para a realização de um determinado processo. Uma linguagem vem definida por uma gramática ou conjunto de regras que se aplicam a um alfabeto constituído pelo conjunto de símbolos utilizados.
3. Mostre as características da Linguagem de Máquina, da Linguagem de Montador e da Linguagem de Alto Nível fazendo um paralelo entre estas linguagens.
4. Identifique as diferenças entre Linguagem Compilada e Linguagem Interpretada.
A diferença básica entre um compilador e um interpretador é que, enquanto o primeiro traduz todo o programa e gera a linguagem de máquina correspondente, o segundo traduz o comando e imediatamente o executa. A desvantagem dos interpretadores é a de traduzir várias vezes o mesmo comando em processos iterativos.
5. Defina algoritmo e explique os três tipos de algoritmos mais utilizados mostrando suas vantagens e desvantagens.
Algoritmo é uma sequencia de passos que visa atingir um objetivo bem definido.
Descrição Narrativa: consiste em analisar o enunciado do problema e escrever, utilizando uma linguagem natural, os passos a serem seguidos para a resolução do problema. A desvantagem é que a língua natural abre espaço para várias interpretações, o que posteriormente dificultará a transcrição desse algoritmo para programa.
Fluxograma: o fluxograma consiste em analisar o enunciado do problema e escrever, utilizando símbolos gráficos predefinidos, os passos a serem seguidos para a resolução do problema. A vantagem é que o entendimento de elementos gráficos é mais fácil que o entendimento de textos. A desvantagem é que é necessário aprender a sinbologia dos fluxogramas e, além disto o algoritmo resultante não apresenta muitos detalhes, dificultando sua transcrição para um programa.
Pseudocódigo ou portugol; consiste em analisar o enunciado do problema e escrever, por meio de regras predefinidas, os passos a serem seguidos para a resolução do problema. A passagem do algoritmo para qualquer linguagem de programação é quase imediata, bastando conhecer as palavras reservadas da linguagem de programação que será utilizada.
6. Qual a diferença entre algoritmo e programa?
Qualquer descrição de como resolver um problema é um algoritmo, ou seja, um algoritmo é uma descrição de um número finito de passos, capazes de especificar precisamente, os processos que produzirão um resultado específico. Um programa e constituído por um conjunto de instruções a ser executado pelo computador. Pode-se dizer, então, que um conjunto de instruções para o computador, descrevendo como executar o algoritmo, é um programa.
7. Defina variável.
Uma variável representa uma posição de memória, possuindo nome e tipo, cujo conteúdo pode variar ao longo do tempo, durante a execução de um programa.
8. Construa um algoritmo para multiplicar dois números.
algoritmo "Multiplicacao"
var
n1, n2, mult: inteiro
inicio
escreva("Digite dois numeros: ")
leia (n1, n2)
mult <- n1 * n2
escreva("Resultado = ", mult)
fimalgoritmo
9. Faça um algoritmo que receba três notas, calcule e mostre a média aritmética entre elas.
algoritmo "MediaAritmetica"
var
n1, n2, n3, media: real
inicio
escreva("Digite tres numeros: ")
leia (n1, n2, n3)
media <- (n1 + n2 + n3)/3
escreva("Média Aritmetica = ", media)
fimalgoritmo
10. Faça um algoritmo que calcule e mostre a área de um triângulo. Sabe-se que: Área = (base * altura)/2
algoritmo "AreaTriangulo"
var
...