Introdução à Concorrência - Sistemas Operacionais
Monografias: Introdução à Concorrência - Sistemas Operacionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: weslleyramoos • 11/9/2013 • 200 Palavras (1 Páginas) • 480 Visualizações
Introdução à Concorrência - Sistemas operacionais
Os sistemas operacionais podem ser vistos como um conjunto de rotinas que executam concorrentemente de forma ordenada. A possibilidade de o processador executar instruções em paralelo com operações de E/S permite que diversas tarefas sejam executadas concorrentemente. O conceito é o princípio básico para o projeto e a implementação dos sistemas multiprogramáveis.
Os sistemas multiprogramáveis surgiram a partir de limitações existentes nos sistemas monoprogramáveis. Neste tipo de sistema, os recursos computacionais como processador, memória e dispositivos de E/S eram utilizados de maneira pouco eficiente, limitando o desempenho destas arquiteturas. Muitos destes recursos de alto custo permaneciam muitas vezes ociosos por longo período de tempo.
Em ambientes monoprogramável, os programas são executados sequencialmente. Sendo assim, o Programa 1 é processado em cinco minutos, enquanto o Programa 2 espera começar sua execução, que lava 15 minutos. Finalmente, o Programa 3 inicia sua execução após 20 minutos e completa se processando em 10 minutos, totalizando 30 minutos na execução dos três programas. No caso de os programas serem executados concorrentemente, o ganho na utilização do processador, da memória, dos periféricos e também na resposta é considerável.
Porém para que sejam executados uma arquitetura multiprogramável são necessárias varias técnicas como veremos posteriormente.
...