TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Java Script

Casos: Java Script. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2013  •  8.106 Palavras (33 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 33

JavaScript

Guia do Programador

Maurício Samy Silva

Novatec

Copyright © Novatec Editora Ltda. 2010.

Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998.

É proibida a reprodução desta obra, mesmo parcial, por qualquer processo, sem prévia autorização,

por escrito, do autor e da Editora.

Editor: Rubens Prates

Revisão gramatical: Patrizia Zagni

Editoração eletrônica: Camila Kuwabata e Carolina Kuwabata

Capa: Victor Bittow

ISBN: 978-85-7522-248-5

Histórico de impressões:

Setembro/2010

Primeira edição

Novatec Editora Ltda.

Rua Luís Antônio dos Santos 110

02460-000 – São Paulo, SP – Brasil

Tel.: +55 11 2959-6529

Fax: +55 11 2950-8869

E-mail: novatec@novatec.com.br

Site: www.novatec.com.br

Twitter: twitter.com/novateceditora

Facebook: facebook.com/novatec

LinkedIn: linkedin.com/in/novatec

Dados

Internacionais de Catalogação na Publicação

(Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

Silva, Maurício Samy

JavaScript : guia do programador / Maurício

Samy Silva. -- São Paulo : Novatec Editora, 2010.

Bibliografia.

ISBN 978-85-7522-248-5

1. JavaScript (Linguagem de programação)

I. Título.

10-10573

CDD-005.133

Índices para catálogo sistemático:

1. JavaScript : Linguagem de programação :

Computadores : Processamentos de dados

005.133

CRM20100922

(CIP)

capítulo 1

Introdução à JavaScript

Neste capítulo, será apresentada a linguagem JavaScript, relatando-se suas origens,

finalidades e destinação. Será feito um breve relato histórico de sua evolução, exa-

minando as diferentes versões por que passou e desmistificando alguns conceitos

malformados que acabaram por estigmatizar a linguagem como uma técnica inferior

e em desacordo com as boas práticas de programação para web.

Com a finalidade de criar uma base de estudos para os tópicos e capítulos que

se seguem, serão apresentados os métodos para criar caixas de alerta, escrever e

atrelar um evento na marcação HTML.

Estudaremos, ainda, os conceitos básicos de objetos da linguagem JavaScript e

aprofundaremos o estudo de variáveis mostrando como, onde e quando as declarar.

Ao final do estudo deste capítulo, o leitor terá uma sólida visão dos princípios

e da filosofia de emprego de programação JavaScript em conformidade com os

Padrões Web, bem como adquirido os conhecimentos necessários para criar caixas

de alerta, escrever HTML com o uso de JavaScript e atrelar, ainda que em caráter

precário, um evento a um botão HTML. Esses conhecimentos auxiliarão o leitor a

criar visualização para os resultados de seus primeiros scripts.

1.1 Visão geral

A linguagem de marcação HTML destina-se a estruturar uma página web, não se

devendo empregá-la para adicionar estilos ou apresentação visual aos elementos

que constituem a página, sendo tais tarefas função das folhas de estilo em cascata.

A HTML, em sua versão atual _ HTML 4.01 _, também não possui funcionalidades

que permitam adicionar interatividade avançada à página, sendo tal tarefa função

das linguagens de programação.

22

Capítulo 1 ■ Introdução à JavaScript

23

JavaScript foi criada pela Netscape em parceria com a Sun Microsystems, com a fina-

lidade de fornecer um meio de adicionar interatividade a uma página web. A primeira

versão, denominada JavaScript 1.0, foi lançada em 1995 e implementada em março de 1996

no navegador Netscape Navigator 2.0 quando o mercado era dominado pela Netscape.

Logo a seguir, veio a época da chamada guerra dos browsers, cujos efeitos nocivos

se fazem sentir até os dias atuais. Para não fugir à regra, a Microsoft, em resposta à

Netscape, criou a linguagem JScript baseada em Visual Basic cuja primeira versão

denominada JScript 1.0 foi lançada com o navegador Internet Explorer 3.0.

Não há como fazer funcionar um formulário HTML com o uso de elementos HTML.

A HTML limita-se a criar os rótulos e campos de um formulário para serem preen-

chidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.5 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com