LABORATÓRIO DE CIRCUITOS DIGITAIS
Por: Richelly Dayenne • 19/3/2019 • Relatório de pesquisa • 1.479 Palavras (6 Páginas) • 211 Visualizações
LABORATÓRIO DE CIRCUITOS DIGITAIS
2018
CIRCUITOS DIGITAIS
AULA PRÁTICA Nº 01
Função AND, OR e Lógica Inversora (NOT)
Trabalho elaborado e apresentado como requisito parcial de nota para aprovação na disciplina de Circuitos Digitais do curso de Engenharia Elétrica.
2018
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 - Símbolo da porta AND com duas entradas e tabela verdade 6
Figura 2 - Símbolo da porta OR com duas entradas e tabela verdade 7
Figura 3 - Símbolo da porta NOT e tabela verdade 7
Figura 4 - Diagrama Funcional do CI CD4082B 9
Figura 5 - Diagrama Funcional do CI CD4075B 10
Figura 6 - Diagrama Funcional do CI 74LS04 11
LISTA DE TABELAS
Tabela 1 – Resultados obtidos com o CI CD4082B 11
Tabela 2 - Resultados obtidos com o CI 74LS04 11
Tabela 3 - Resultados obtidos com o CI74LS04 12
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
2 OBJETIVO 8
3 MATERIAIS E MÉTODOS 9
4 PROCEDIMENTOS 9
5 RESULTADOS E DISCUSSÕES 11
CONCLUSÕES 13
REFERÊNCIAS BICLIOGRÁFICAS 14
1 INTRODUÇÃO
Os circuitos digitais consistem em circuitos eletrônicos que utilizam de sinais elétricos em apenas dois níveis de corrente ou tensão para definir a representação de valores binários. Seu funcionamento baseia-se na lógica binária, onde todo tipo de informação deve ser expressa na forma de dois dígitos, sendo eles 0 (zero) e 1 (um). A partir daí mostra-se a nomeação “digital” (dois dígitos).
Com isso, denomina-se álgebra booleana este sistema de análise lógica que foi desenvolvido por George Boole por volta de 1850. Tal sistema, é composto por símbolos e operadores com o intuito de simplificar e universalizar o entendimento de um determinado circuito através de expressões, tabelas verdade e esquemáticos.
A álgebra booleana detém três operações básicas, que são: OR (OU), AND (E) E NOT (NÃO). Foi a partir destas operações, também chamadas de operações lógicas, que se originou as portas lógicas.
Denomina-se porta lógica um circuito eletrônico encarregado pela relação de um sinal de entrada, a operação lógica e o sinal de saída. Sua composição é instituída por interconexões entre diodos, transistores e resistores em um circuito integrado (CI).
A operação AND (E) tem como símbolo algébrico o sinal ‘.’, e reproduz na saída o número 1 se todas as entradas forem 1. A saída é igual a 0 se ao menos uma entrada for 0 ou se todas as entradas forem 0. A figura a seguir indica a porta AND.
Figura 1 - Símbolo da porta AND com duas entradas e tabela verdade
[pic 1]
Fonte: LIMA, Portas Lógicas.
Já a operação OR (OU) tem como símbolo algébrico o sinal ‘+’, e reproduz na saída o número 1 se pelo menos uma das entradas for 1. A saída é igual a 0 se nenhuma entrada for 1 ou se todas as entradas forem 0. Esta porta lógica é exemplificada na figura a seguir:
Figura 2 - Símbolo da porta OR com duas entradas e tabela verdade
[pic 2]
Fonte: LIMA, Portas Lógicas.
Por fim, tem-se a operação NOT (NÃO) que utiliza o operador de inversão. Para determinado valor de entrada, a saída mostra um valor contrário. Desta forma, tem-se que se a entrada for 1 na saída será 0, e se na entrada for 0 a saída será 1. A figura a seguir indica a porta lógica NOT.
Figura 3 - Símbolo da porta NOT e tabela verdade
[pic 3]
Fonte: LIMA, Portas Lógicas.
2 OBJETIVO
Este experimento tem como objetivo analisar o funcionamento dos circuitos integrados CD4082B, CD4075B, 74LS04 e das suas respectivas funções lógicas AND, OR e NOT. Além da observação da coerência dos resultados experimentais com a tabela verdade de cada função lógica.
3 MATERIAIS E MÉTODOS
Foram utilizados os seguintes equipamentos e materiais:
- Circuitos Integrados: CD4082B, CD4075B, 74LS04;
- LED;
- Fios Jumper;
- Cabos banana-banana;
- Fonte de Tensão Contínua Minipa MPL-3305M;
- Protoboar;
- Multímetro digital ICEL MD-6111.
4 PROCEDIMENTOS
Foram selecionados os três CI's, CD4082B, CD4075B e 74LS04. Em seguida selecionamos os componentes a serem usados, protoboard, LED, jumpers, resistor e assim fizemos a montagem do circuito da porta AND, seguindo o datasheet do roteiro, conforme o diagrama abaixo:
Figura 4 - Diagrama Funcional do CI CD4082B
[pic 4]
Fonte: Roteiro da Aula Prática
Fizemos as devidas conexões na proboard, nas entradas e saídas correspondetes, bem como os cabos banana-banana para à conexão da fonte. Então ao conectamos na fonte de tensão contínua, regulada anteriormente com 3,3V por meio de um multímetro, realizou-se uma conferência do circuito para averiguar se estava tudo correto de acordo com a tabela verdade, para assim comprovarmos a funcionalidade do CI e anotar os resultados.
...