LABORATÓRIO DE AUTOMAÇÃO E INFORMÁTICA INDUSTRIAL
Por: Nícolas Rodrigues • 3/11/2018 • Relatório de pesquisa • 296 Palavras (2 Páginas) • 210 Visualizações
[pic 1]
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
CURSO ENGENHARIA MECÂNICA
LABORATÓRIO DE AUTOMAÇÃO E INFORMÁTICA INDUSTRIAL
Contagem
2017
Circuito para comando direto e reverso de motor trifásico feito na última aula de laboratório de automação e informática industrial.
[pic 2]
1- O acionamento do motor elétrico trifásico por meio do circuito feito pelo grupo na última aula constitui basicamente de disjuntor, relé térmico e dois contatores onde está disposto como na imagem anterior, onde o primeiro contator está ligado a uma sequência de fase diferenciando do contator 2. Quando aciona o botão L do contador 1 o circuito entra em funcionamento fazendo o motor girar para o sentido horário, e quando o botão L do contator 2 é acionado o motor gira no sentido anti-horário.
2- Quando acionamos o botão liga, o motor começa a girar em sentido horário.
3- Se acionarmos o botão liga do sentido reverso com o motor girando em um sentido, ele continua girando no mesmo sentido sem iterrupções. Pois o circuito posui duas chaves de fim de curso que não seja possível ligar o motor para ele girar em um sentido enquanto ele está girando no outro, impedindo que ele entre em curto.
4- O relé térmico é comum para os dois sentidos, pois o circuito so necessita esquentar para desarmar independente do sentido de rotação.
5- Os contatos NF S1 e S2 tem como função desligar o motor, sendo que o S1 desliga o motor quando ele esta girando no sentido horario e o S2 desliga o motor quando ele esta girando em sentido anti-horario.
6- As chaves de fim de curso devem ser instaladas após a ligação do relé do contator e antes da ligação dos botões liga e desliga.
7- A função dos contatos K1 e K2 é fazer a conecção das fases com o circuito, enquanto o circuito estiver ligado.
...