LAUDO TECNICO EMPRESA CITRUFLESH
Por: Ailton Vigilato • 30/11/2015 • Trabalho acadêmico • 420 Palavras (2 Páginas) • 7.742 Visualizações
[pic 2]
Laudo técnico
Maquina envase
em garrafas plásticas 1999
São Gabriel do Oeste/MS
23 de novembro de 2015
Cliente:
Citrusfresh industria ltda.
Rua Avenida Plácido Mota N° 1346
bairro Costa Barros/Cachoeirinha
Objetivo:
Avaliar as condições físicas da maquina envase em garrafas, e as instalações elétricas em atendimento a normalização vigente.
Metodologia:
Este Laudo obedeceu às diretrizes e critérios estabelecidos pela NR10 da ABNT.
Diagrama elétricos
Instrumento de medições
Finalidade:
identificar defeitos, causas e propor soluções.
Procedimento realizado:
Foi Inspecionado o galpão onde se encontra as maquinas acompanhado de um supervisor.
Considerações:
A empresa possui uma linha de montagem de 8 maquinas de envase em garrafas plásticas, sendo umas das oito maquinas de envase foi adquirida em 1999 e tem sua capacidade de produção de 731 envases/hora apresentou problema, e as outras sete maquinas adquirida em 2012 tem sua capacidade de produção de 2.678 envases/hora.
Objeto de avaliação:
Envasadora 1999, equipamento profissional para indústria alimentícia,destinado ao envase de líquidos alimentícios em geral.
Diagnostico:
foi constatado, que a máquina de envase, teve perda do seu sistema computadorizado, além de sensores eletrônicos de posicionamento, contator e o inversor de freqüência. Ocasionados pela sobrecarga e sobtensão na rede elétrica, tais eventos deram-se pela, falta do sistema de aterramento SPDA contra descargas, pois na vistoria, o galpão onde se encontram as máquinas, não apresenta nenhum tipo de proteção contra raios, nota-se que a estrutura elétrica do cliente não esta conforme a norma vigente, e está sobrecarregada, além do, mas não consta o prontuário elétrico da fabrica, descumprindo a NR10.
Parecer conclusivo:
Apos consulta no manual do fabricante, Foi feito um orçamento para conserto da mesma, Para a troca do sistema computadorizado custara aproximadamente R$ 491 mil,somando o custo de um projeto de aterramento ficara com um valor muito alto, sendo que a maquina de envase em garrafas plásticas 1999 tem a produção de 731 envases/hora, sendo um envasadora 2012 tem a produção de 2678 envases/hora e seu preço é 37% a mas do que a troca do sistema computadorizado, Ficando em critério que a empresa solicitante esta expandido seu parque de produção e o principal objetivo da empresa é o aumento da produção fica inviável o reparo da mesma, pois uma 2012 produz 1947 envases/hora a mas que a de 1999, sendo assim sugiro que a empresa adquire uma maquina mas recente.
São Gabriel do Oeste, MS - 23 de Novembro de 2015
Ailton F V Pereira[pic 3]
Ailton Fernando Vigilato Pereira
Técnico em Automação Industrial
Referencias:
ABNT
NR 10
Definições:
SPDA: Sistema de Proteção contra Descarga Atmosféricas
ABNT: Associação Brasileira de Normas Técnicas
NR 10: Norma Regulamentar em Segurança Instalações e Serviços em Eletricidade
...