LAUDO TÉCNICO DE RESIDENCIA
Por: asengenharia • 18/6/2018 • Ensaio • 363 Palavras (2 Páginas) • 215 Visualizações
CONTRATANTE: ROSANA DO AMARAL
OBJETO : LAUDO TÉCNICO DE RESIDENCIA
ENDEREÇO: RUA SERTANISTA GILBERTO PINTO FRANCISCO COSTA Nº VILA TUPI PRAIA GRANDE-SP
RESUMO
O presente documento tem por objetivo mostrar anomalias na residência apontando possíveis objetos causadores através de relatório fotográfico durante visita técnica por profissional habilitado, na qual no final deste se dará por uma conclusão.
- INTRODUÇÃO
O contratante em questão alega que sua residência apresenta sinais de infiltração nas partes inferiores das paredes nas bases atribuindo-se tais anomalias a obras de drenagem de agua pluvial que acontecem em frente a sua residência, ou a um terreno abandonado que se localiza adjacente a casa.
Devido a isso um profissional habilitado (Engº Civil) foi contratado para uma pericia na casa e apontar os possíveis motivos dos tais transtornos.
- DESENVOLVIMENTO
A seguir teremos uma sequencia de fotos tiradas no local, na qual através delas chegaremos ao final desde documento a uma conclusão se prendendo a parâmetros normativos.
[pic 1]
Figura 1 Sanitário - Revestimentos inferiores apresentam coloração escurecida comparando-se aos superiores
[pic 2]
Figura 2 Piso cerâmico apresenta coloração escura
[pic 3]
Figura 3 Obra de drenagem de agua pluvial em frente a residência
[pic 4]
Figura 4 Obra de drenagem de agua pluvial em frente a residência
[pic 5]
Figura 5 Terreno adjacente a Residência
[pic 6]
Figura 6 Terreno Adjacente a Residência foto tirada de cima do muro
[pic 7]
Figura 7 Terreno Adjacente a Residência foto tirada de cima do muro
- CONCLUSÃO
É possível observar pela figura 5 que a superfície do passeio do logradouro público (Calçada) está afundando e isso se deve devido ao grande acumulo de vegetação dentro do terreno na qual se absorve muita agua.
As anomalias identificadas na residência deve-se ao fenômeno descrito pela NBR 10703/89 que trata do item seção 2.25 termos “agua no solo” na qual designa agua capilar ou de capilaridade agua retida por tensão superficial nos poros capilares do solo, água higroscópica retida por forças de atração molecular, sob forma de película, nas superfícies das partículas do solo, não podendo mover-se pela ação da gravidade ou por forças capilares ou o mesmo que agua adsorvida.
Praia Grande, 23 de abril de 2018.
___________________________________________________-
Christian César Engº Civil
CREA-SP : 50.692.136-19
ART : 28027230180478287
...